Ação vacina funcionários do transporte público de São José
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
Vacinação contra gripe na empresa Maringá 29/04/2020
Na parceria, a Prefeitura disponibilizou a vacina contra a gripe H1N1 para os 1.800 trabalhadores das empresas que compõem o Consórcio123 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de São José dos Campos, o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e as três empresas que operam o transporte público do município está aplicando vacina contra a gripe em todos os funcionários que trabalham no serviço. 

Na parceria, a Prefeitura disponibilizou a vacina contra a gripe H1N1 para os 1.800 trabalhadores das empresas que compõem o Consórcio123: Expresso Maringá do Vale, Viação Saens Peña e Joseense Transporte de Passageiros. A vacina é aplicada por enfermeiros e profissionais da saúde das empresas.

Além da vacinação, os funcionários estão recebendo máscaras e álcool em gel das empresas. Esta é mais uma ação em parceria para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e salvar vidas.

“A ação é boa, ajuda bastante pra evitar a transmissão da doença. Já temos um hábito de manter a higiene, agora basta cada um continuar a fazer a sua parte”, disse o motorista Herbes William Carmargo Monteiro, de 32 anos, morador do Buquirinha, na região norte.

A cobradora Elisângela Martins de Lima, de 38 anos, também aprovou a ação. “A vacina é muito importante pra nos protegermos, já que temos um contato direto com os clientes. Importante essa ação da Prefeitura e das empresas, que estão visando a nossa segurança, com a vacina, máscaras e álcool em gel”, afirmou Elisângela, que mora no Altos da Vila Paiva, também na região norte.

Distribuição gratuitas de máscara nacional

Desde o início do combate à pandemia, a atual Administração Municipal tem tomado uma série de medidas para conter a disseminação do vírus na cidade e salvar vidas. Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura iniciou a distribuição gratuita de 100 mil máscaras fabricadas no Brasil para os usuários do transporte público.

A ação, pioneira no Estado de São Paulo, tem percorrido diariamente os principais pontos de grande circulação de usuários, começando pelo Terminal Rodoviário Central, onde os agentes da mobilidade e profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana entregam as máscaras e orientam a população.

A recomendação do uso, inclusive no transporte coletivo, é uma recomendação do Ministério da Saúde, e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Cuidados Importantes

- A máscara é de uso individual
- Use por cerca de duas horas (após o período o tecido perde a eficácia
- Lave com água e sabão neutro
- Se possível, passe com ferro quente
- Separe um recipiente ou saco plástico para guardar a máscara limpa
- Deixe de molho por 30 minutos em solução com água sanitária ou desinfetante

Como usar e manusear a máscara

- Lave as mãos antes de colocar a máscara
- A máscara deve cobrir o queixo e nariz
- Ela deve ficar justa ao rosto, sem espaço nas laterais
- Não toque no pano da máscara e não a remova para falar
- Tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos
- Faça a higienização das mãos após o uso


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×