Apadrinhamento afetivo tem agenda de palestras virtuais
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
Apoio Social ao Cidadão
O programa de apadrinhamento afetivo de São José dos Campos já conta com 140 inscritos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Aqueles que ainda não se inscreveram para o programa de apadrinhamento poderão fazer o cadastro até a próxima terça-feira (21), pelo link disponível no site da Prefeitura.

No início do mês, as inscrições foram prorrogadas para que mais pessoas pudessem participar do programa e se tornarem referências para uma criança ou adolescente após a pandemia. Até o momento 140 pessoas já se inscreveram.

Encontros virtuais

Em função da pandemia do novo Coronavírus e das regras de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde, os encontros presenciais precisaram ser adiados. Desta forma, as palestras iniciais do programa serão realizadas virtualmente.

Serão quatro opções de datas e horários, onde cada participante deverá escolher apenas uma e se inscrever. Realizada e confirmada a inscrição para a palestra, um link será enviado para o e-mail do participante com as orientações sobre como acessar o encontro.

O programa

O programa traz para meninos e meninas acolhidos em entidades assistenciais a oportunidade de um suporte afetivo para além daqueles construídos dentro da instituição, sentindo-se mais apoiados e fortalecidos para a construção de uma vida autônoma.

As crianças e adolescentes incluídos no programa têm entre 10 e 17 anos de idade e perspectiva de longa permanência no serviço de acolhimento.

Iniciado em São José dos Campos no ano de 2017, o programa era coordenado pela Vara da Infância e Juventude.

Neste ano, a seleção e formação dos padrinhos passou a ser uma responsabilidade conjunta da Vara da Infância, da equipe de assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura, do Instituto Fazendo História, entidade não-governamental escolhida pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) para capacitar municípios do Estado de São Paulo ao programa de Apadrinhamento Afetivo.

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×