Casas do Idoso usam as mídias sociais para promover interação
Atualizado em 29/05/2020 - 10:47
Apoio Social ao Cidadão
Os vídeos trazem orientação para todas as idades e estão sendo publicados também nas mídias sociais oficiais do município - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Perto, porém distantes. Mesmo com as atividades suspensas nos centros de convivência das Casas do Idoso em função do coronavírus, os funcionários das quatro unidades de São José dos Campos estão garantindo assistência aos idosos na quarentena.

Mais que levar serviços e orientações, a iniciativa visa preservar os vínculos e evitar que os idosos sintam-se sozinhos ou deprimidos durante este período.

Os geriatras, por telefone, tiram dúvidas sobre incômodos relacionados à saúde.

Quando o assunto é alimentação, as nutricionistas gravam vídeos ensinando sobre hidratação e alimentação adequada.

Para manter corpo e mente ativos, a dica vêm dos professores de Educação Física e Inglês, com séries e orientações sobre como criar uma rotina de atividades e exercícios, mesmo que sem sair de casa.

Por telefone, via mídias sociais ou até mesmo com uma visita nos casos mais urgentes, os contatos com os profissionais têm a função de deixar mais leve os dias de confinamento.

Para a psicóloga da Casa do Idoso Centro, Elaine Karine de Brito Domingues, o isolamento está trazendo tristeza e desânimo para alguns idosos, especialmente para aqueles que moram sozinhos. “Estar com eles de alguma forma mostra que, apesar da distância, continuamos cuidando e nos preocupando com eles. Esse cuidado faz toda a diferença”.

Elaine reforça que essa interação online diminui a ansiedade e a anula a sensação de abandono trazendo melhorias à rotina deles. “É o momento de aproveitar o que a tecnologia nos traz de melhor e permanecer conectados com as pessoas”, conclui.

Os idosos que integram o serviço de atendimento domiciliar também das Casas do Idoso já estão recebendo assistência por telefone. Quando há necessidade, os profissionais vão até a residência, porém seguindo as orientações de distanciamento e utilização de máscaras e luvas.

Aulas e orientações online

Quem participava das atividades nas Casas do Idoso, agora tem contato com os profissionais digitalmente.

Usando apenas um celular, um profissional grava o vídeo com as orientações do colega. O conteúdo é enviado nos grupos de Whatsapp, criados pelos próprias equipes para manter contato e orientar os idosos.

O conteúdo dos vídeos também está sendo publicados nas mídias oficiais do município. As dicas valem para pessoas de todas as idades.

Atividades para casa

Para os idosos atendidos pelo serviço do Centro Dia, junto com as refeições entregues diariamente, a equipe leva atividades de pintura e desenho, acompanhadas de um recado carinhoso para entreter e acalmar os idosos.

A alimentação em domicílio, assim como a entrega de atividades será mantida enquanto durar a suspensão do serviço nas unidades da Casa do Idoso.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×