Pedagogia Empreendedora dos Sonhos resulta em peça teatral
Atualizado em 01/10/2019 - 08:53
A iniciativa que tem como principal objetivo despertar nas crianças do pré II ( 5 e 6 anos) lições de empreendedorismo de forma lúdica e didática, resultou na criação da peça teatral “Festa no Céu”
Para realização do teatro, as crianças colocaram em prática comportamentos empreendedores que oportunizaram a concretização do sonho - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Com o objetivo de despertar e valorizar os sonhos das crianças, preparando protagonistas para o futuro, a Prefeitura de São José dos Campos desenvolve com alunos da educação infantil o projeto Pedagogia dos Sonhos. A iniciativa, que tem como principal objetivo despertar nas crianças do pré 2 (5 e 6 anos) lições de empreendedorismo de forma lúdica e didática, resultou na criação da peça teatral “Festa no Céu”.

O espetáculo, encenado por alunos do Cecoi Vó Maria Félix, no Jardim Imperial, na última sexta-feira (27), transformou as dependências da Biblioteca Pública Municipal Jansen Filho, no Campo dos Alemães, em uma grande festa, com a presença de pais e toda a comunidade.

Para realização do teatro, as crianças colocaram em prática comportamentos empreendedores que oportunizaram a concretização do sonho. A medida ultrapassou os muros da escola.  

“A vivência do projeto transpôs os muros da escola, oportunizando a ampliação da comunidade leitora. A expectativa e preparação dos trabalhos incentivaram os familiares a frequentarem a biblioteca do bairro, aumentando, assim, as visitações ao espaço e o número de empréstimos de livros”, disse a orientadora de ensino Poliana Ferracioli.

Pedagogia dos Sonhos

A Pedagogia dos Sonhos permite o trabalho dos valores humanos e das características empreendedoras com os alunos, despertando neles a capacidade de sonhar, contribuindo na formação do caráter de cidadãos íntegros, além de oferecer mais qualidade de vida. 

Atualmente, a Educação Infantil de São José dos Campos conta cerca de 8.000 crianças com idades entre 5 e 6 anos matriculadas nas 111 escolas de educação infantil, incluindo as entidades conveniadas.

Empreendedorismo nas escolas

Com o objetivo de estimular os alunos a pensarem novos caminhos por meio de ações inovadoras, concretas e transformadoras, a Prefeitura retomou, em 2017, programas de empreendedorismo para alunos com idades entre 5 e 14 anos.

Entre as metas do programa estão: estimular o surgimento de jovens empreendedores, criar vínculos entre empreendedores, futuros profissionais e investidores, consolidar a região como incentivadora do empreendedorismo, além de criar oportunidades de intercâmbio entre empreendedores, facilitadores e investidores.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×