Plantios e Oficina de Hortas encerram Semana da Árvore
26/09/2019 19:18
Plantio de árvores na EE Nelson Nascimento Monteiro no bairro 31 de março. Foto: PMSJC
Plantios na Semana da Árvore estão enriquecendo a arborização urbana em diversos bairros - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de São José dos Campos encerra a programação da Semana da Árvore com plantios de arborização urbana e oficina de hortas.

Às 9 h, acontece o plantio de 5 árvores frutíferas nativas e Oficina do Programa Hortas Urbanas na Escola Estadual Profª Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos, localizada na Rua dos Carvalhos, 30, Jardim das Indústrias.

Também às 9 horas acontecerá o plantio de 30 árvores nativas em áreas públicas do Jardim Esplanada. A ação será realizada em parceria com a Esfera Escola Internacional e contará com a participação de alunos e membros da comunidade. A escola fica na rua Manoel Borba Gato.

No período da tarde, às 14 horas, será realizado o plantio de 15 árvores frutíferas nativas em nascente localizada no Residencial Vista Linda. A atividade terá a participação de alunos da Escola Estadual Profª Ana Cândida de Barros Molina, que fica na rua Vanderley Friggi, Vila Industrial.

A nascente contribui para a formação Córrego Cambuí, afluente do Rio Paraíba do Sul e está em processo de revitalização pelo Programa Revitalização de Nascentes da Prefeitura de São José dos Campos.

Enriquecimento Arbóreo

Durante a Semana da árvore estão sendo plantadas mais de 500 árvores em áreas verdes e vias públicas do município, enriquecendo a arborização urbana em todas as regiões da cidade.

Trezentas delas foram plantadas no anel viário, zona oeste, como parte da compensação ambiental pela obra do Arco da Inovação, conforme Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado pela Prefeitura junto ao órgão estadual.

A Semana da Árvore tem o objetivo de estimular a percepção da sociedade sobre a importância das árvores em nosso meio e incentivar a arborização nas vias públicas do município. A programação pode ser conferida neste link

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×