São José tem melhor agosto em saldo de empregos em seis anos
Atualizado em 26/09/2019 - 19:29
Obras da Arena Municipal de Esportes. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-08-2019
As obras públicas como a retomada da Arena Poliesportiva, foram responsável por grande parte das contratações com carteira assinada na construção civil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram que São José dos Campos registrou 1.377 vagas de saldo de emprego, referente aos últimos 12 meses.

No ano, a cidade totalizou 1.013 vagas de saldo de emprego. Em agosto, o resultado positivo foi de 660 postos de trabalho, o melhor dos últimos seis anos. Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões.

Em agosto, o setor de construção civil foi o que obteve melhor desempenho com 271 vagas de saldo, seguido do comércio com 156. Com boa reação, a indústria registrou 130 vagas, e o de serviços, 77 vagas.

A melhoria do nível de emprego no setor da construção civil é atribuída além das obras públicas de grande porte na cidade, mas também ao setor privado com a retomada da construção de novas edificações.

Empreendedorismo

Para fortalecer a empregabilidade, a Prefeitura tem realizado eventos em favor como a 2ª FET (Feira do Empreendedorismo e Trabalho), que ocorreu em agosto, no Cefe (Centro de Formação do Educador). Evento semelhante deverá realizado em outubro próximo, visando candidatos PCDs. (pessoas com deficiência).

Isto, além dos cursos de qualificação que são oferecidos pela Prefeitura por meio do Programa Qualifica São José. O programa deve fechar o ano com cerca de 14 mil candidatos matriculados, em mais de 250 cursos gratuitos de capacitação.

Pró-Trabalho

Outra ação de favorecimento e apoio à empregabilidade é o programa Pró-Trabalho, lançado também pela Prefeitura. O objetivo é proporcionar aos munícipes, que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade, a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho. Já foram beneficiadas cerca de 1.600 pessoas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×