Plantio de Árvores e Cultivo de Hortas estimulam o aprendizado
Atualizado em 26/09/2019 - 10:25
PLANTIO DE ARVORES ESCOLA ESTADUAL JOSE VIEIRA MACEDO - 25-09-2019 - LUCAS CABRAL
Os jovens receberam orientações da equipe de educação ambiental sobre os cuidados necessários para se plantar uma árvore - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Na manhã desta quarta-feira (25) um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual Profº José Vieira Macedo, localizada no Jardim Satélite, região Sul, participou do plantio de 10 árvores frutíferas na área verde da escola. A ação foi resultado de um projeto ambiental da escola e se integrou à programação da Semana da Árvore 2019, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos.

Na abertura, os jovens receberam orientações da equipe de educação ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade sobre os cuidados necessários para se plantar uma árvore e puderam conversar sobre o efeito positivo das árvores para o equilíbrio ambiental na cidade. Eles também falaram sobre os benefícios trazidos pelas árvores e que se refletem na saúde física e mental das pessoas, ajudando a reduzir os problemas respiratórios, além de doenças decorrentes do estresse e da ansiedade.

Karen Larissa da Silva Costa, 16 anos, disse que gosta de plantar árvores e que as aulas ao ar livre são um incentivo. “Foi muito legal participar do plantio e curtir esse momento com nossos amigos. Eu penso no futuro e em como as árvores vão estar até lá. Essa ação estimula os alunos a aprender mais e com isso e ganhamos também uma boa vista na escola que nos traz bem-estar”, destacou.

Cristian Teixeira de Souza Silva, 17 anos, ficou muito empolgado com a ação. “Foi muito legal. Eu nunca pensei que fosse plantar uma árvore! Antes não prestava tanta atenção e agora eu sei da importância delas para nossa saúde e do quanto precisamos aumentar a arborização nos bairros”, declarou.

A professora de matemática da escola, Ana Cláudia Frade Moreira, contou sobre os projetos ambientais que envolvem o plantio de árvores, cultivo de hortas e compostagem e destacou a interdisciplinaridade da temática ambiental, que rende conteúdo para as aulas de matemática, química, biologia, sociologia, entre outras.

Júlio César Pereira da Silva, 15 anos, falou como como tem sido a experiência. Na maioria das escolas são os jardineiros que fazem esse trabalho e aqui estamos tendo essa responsabilidade de plantar, cuidar da horta e está sendo muito divertido. Nos desperta para a beleza da natureza e para as coisas simples da vida que ninguém enxerga e que precisam ser valorizadas. Se você olhar o verde está sumindo mais cada vez mais do cenário e a gente precisa plantar para garantir um futuro pra gente e para nossos filhos”, destacou.

A professora de sociologia Sirléia Oliveira de Santana Cordeiro, destacou que o projeto tem possibilitado trabalhar reflexões sobre consumo, consumismo, o impacto das ações do homem no meio ambiente e na geração de resíduos. “Neste bimestre surgiu a ideia da horta para resgatarmos a relação homem com o meio ambiente e para que os alunos percebessem que o ser humano depende da terra para sobreviver”, destacou.

Segundo ela, as atividades têm levado a auto-estima dos estudantes. “Aqui os alunos têm estímulos diferentes dos da sala de aula, o estímulo visual, tátil e chega a surpreender ver alguns deles aqui até fora dos horários de aula, nos finais de semana, com uma preocupação que vai muito além da nota, de ver o resultado do trabalho. Dá muito orgulho ver este empenho e desenvolvimento deles”, completou.

A Semana da Árvore prossegue até sexta-feira (27) com plantios, workshop e ações de mobilização e educação ambiental envolvendo escolas, comunidade e entidades. Veja a programação completa neste link.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×