Usuários aprovam atendimento ofertado pelo UBS Resolve
Atualizado em 24/09/2019 - 16:30
Prefeitura entrega UBS Resolve no Jardim das Indústrias
A coleta de exames nas unidades de UBS Resolve tem aprovação de 94% dos usuários da rede de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Uma nova pesquisa de satisfação encomendada pela Prefeitura de São José dos Campos junto ao IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) mostra que as unidades básicas de saúde que trabalham com o conceito do programa UBS Resolve, implantado em janeiro de 2017, tem uma aprovação global de 88% dos usuários.

O número é ainda melhor considerando a avaliação sobre a coleta de exames laboratoriais na unidade: 94% consideram o atendimento como ótimo ou bom. Do total de entrevistados, 384 disseram que o atendimento foi ótimo (38%), 574 classificaram como bom (56%), 44 como ruim (4%) e 16 como péssimo (2%).

As entrevistas foram realizadas no período de 07/05/2019 a 28/05/2019, com 1.018 pacientes e/ou seu responsável, todos usuários das 18 unidades básicas que haviam recebido o programa até o período pesquisado: UBS Altos de Santana, UBS Bosque dos Eucaliptos, UBS Campo dos Alemães, UBS Campos de São José, UBS Colonial, UBS Dom Pedro, UBS Eugênio de Melo, UBS Jardim das Indústrias, UBS Jardim Paulista, UBS Jardim Santa Inês II, UBS Jardim São José II, UBS Limoeiro, UBS Paraíso do Sol, UBS Parque Interlagos, UBS Parque Novo Horizonte, UBS Putim, UBS Residencial União, UBS Vila Nair e a UBS Vila Paiva.

As informações foram coletadas por meio de um questionário estruturado contendo informações como a avaliação do paciente quanto ao atendimento durante a realização da coleta de exames laboratoriais; o tempo de espera para atendimento; conforto do local; orientação em relação aos procedimentos da coleta e obtenção do resultado do exame; avaliação global da Unidade Básica de Saúde, entre outras.

O nível de confiança da pesquisa é estimado em 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta é a segunda pesquisa realizada pelo IPPLAN para avaliar o nível de satisfação da população sobre o programa UBS Resolve – a primeira foi feita em agosto de 2017.

O programa

O UBS Resolve, hoje presente em 28 unidades, tem o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. Com o programa, os pacientes fazem a coleta de sangue no próprio local, evitando deslocamentos e otimizando o retorno médico.  Além da coleta de sangue, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas e incorporou novos procedimentos e protocolos, como acolhida pela equipe de enfermagem e priorização de consultas.


Principais indicadores

Avaliação global da UBS

Ótima – 27%
Boa – 61%
Ruim – 8%
Péssima – 4%

Avaliação da coleta de exames

Ótimo – 38%
Bom – 56%
Ruim – 4%
Péssimo – 2%

Atendimento da recepção para coleta

Ótimo – 34%
Bom – 59%
Ruim – 4%
Péssimo – 3%

Tempo de espera entre cadastro e coleta

Menor de 30 minutos – 51%
Maior de 30 minutos – 47%
Não se aplica (Atendimento domiciliar) – 2%

A UBS proporcionou conforto enquanto esperava

Sim – 81%
Não – 18%
Não se aplica (Atendimento domiciliar) – 1%

Orientação sobre a retirada do resultado de exame

Sim – 91%
Não – 9%


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