Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Durante os dias 10,11 e 12 de setembro, alunos do 7º, 8º e 9º ano de 43 escolas municipais de São José dos Campos, participaram no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, do Programa Líder do Futuro, que envolve um treinamento para a realização de debates no mesmo formato dos comitês realizados pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Com intuito de solucionar conflitos, os corredores do Cefe se transformaram em um verdadeiro comitê. Vestidos com traje formal, os estudantes assumiram durante os três dias o papel de diplomatas para negociar e solucionar problemas relacionados a temas mundiais, como direitos humanos e questões do meio ambiente.
“Sempre gostei muito dos debates. As pessoas precisam expor diferentes opiniões sem violência. Debatemos o direito das mulheres na Índia e por lá as mulheres tem evoluído bastante na luta pelos direitos”, disse Vitória Munhoz, aluna do 9º ano Emef Maria Nazareth de M. Veronese.
Para Luany Evilin Ribeiro, mais do que solucionar conflitos, os debates servem também para conhecer as necessidades de cada nação.
“Como estamos falando de um cenário global, é preciso conversar, debater e pensar as necessidades especificas de cada país. As mulheres não formam um grupo homogêneo. Uma necessidade de uma mulher na Nigéria não é a mesma de uma mulher dos Estados Unidos, por exemplo", concluiu Evilin, estudante do 9º ano da Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa.
As atividades foram divididas em três grupos: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o tema “Todos por elas”, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o tema “ Exploração de Minérios” e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com o tema “Uso da internet”.
A Simulação contou ainda com um grupo de imprensa. A equipe responsável pela cobertura dos encontros produziu um jornal no final de cada dia, com fotos e matérias de todas as discussões. No último dia, os alunos da imprensa ainda exibiram um jornal em formato de vídeo com resumo dos três dias de atividade e não para por aí, representantes dos três grupos da simulação, foram entrevistados ao vivo, pelos futuros jornalistas.
“É incrível participar de um órgão que possui tamanha importância: a de informar de forma isenta, objetivando nutrir o leitor com informações dos ocorridos. Já participei como delegado em uma das edições da Sief, mas são responsabilidades diferentes. Como delegado, se sobressai a opinião de seu país. Já como imprensa o nosso modo de pensar afeta os leitores. Por isso, é importante a imparcialidade”, afirmou o aluno Gustavo Luziano, da Emef Dom Pedro de Alcântara.
Sief
A Simulação para o Ensino Fundamental, que não acontecia desde 2012, foi retomada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cidadania com o objetivo de estimular ações de liderança e empreendedorismo nos alunos da rede municipal.
Voltada para alunos do 7º, 8º e 9º ano, a Sief faz parte das atividades extracurriculares no ensino da rede municipal, por meio do Programa Líder do Futuro. Os debates envolvem professores, orientadores educacionais e aproximadamente 130 alunos são divididos em três grupos:
PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Os temas abordados durante a Simulação são escolhidos pelos alunos da rede de ensino municipal no decorrer do ano letivo.
Os três dias de atividade contam ainda com um grupo de imprensa, a equipe é responsável pela cobertura dos encontros com produção de um jornal no final de cada dia, com fotos e matérias a cobertura de todas as discussões.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.