Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Nesta quinta-feira (8), cerca de 1.700 educadores da rede de ensino municipal de São José dos Campos participaram no Parque Tecnológico do encontro “O cuidado com a Primeira Infância”.
A formação, fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e Cidadania e da Saúde, que tem como principal objetivo fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, contou com a palestra “Violência Sexual contra crianças: o papel da escola da detecção ao encaminhamento”, ministrada pela pedagoga e mestre em Educação Sexual pela Unesp, Caroline Arcari Meyer.
“Esse tipo de formação contribui para uma visão mais ampla dos acontecimentos. Por meio dessas explicações, a gente fica mais atenta a situações diárias. Isso ajuda e fortalece nosso vínculo com as crianças e os familiares”, disse Alessandra Maciel, professora da Emei Olga Franco Custódio.
Para Ana Carla Pinto, médica da Secretaria de Saúde, a formação intersecretarias oferece grandes benefícios para o município.
“Essa ação intersecretarias proporciona aos profissionais da educação a possibilidade de entender o fenômeno da violência sexual, que precisa de uma observação continua, um acolhimento e uma escuta ampliada. Por meio desse encontro, os educadores podem perceber os possíveis sinais e, assim, fazer os devidos encaminhamentos”, disse Ana Carla Pinto.
A atividade que faz parte dos treinamentos de HTC (Horário de Trabalho Coletivo), que oferecem ao longo de todo o ano diversas formações visando a atualização dos professores e equipe gestoras das escolas municipais, contou com a aprovação dos professores.
“Muito importante essa palestra para orientar o que fazer e como proceder. A palestrante esclareceu muitas dúvidas referentes aos encaminhamentos. Fico feliz em participar de um momento como esse. Tenho os alunos como meus filhos. O que desejo para meus filhos desejo para eles”, concluiu Cristiane Guedes, professora da Emei Rosana Scarpel da Silva.
A pedagoga e palestrante Caroline Arcari Meyer falou sobre a importância de a cidade organizar formações.
“Muitas vezes, é na escola que a criança acaba demostrando sinais clássicos da violência sexual. Uma criança que sofre esse tipo de violência apresenta mudanças no comportamento. Ela pode ficar apática, para de se cuidar, pode ter problemas no rendimento escolar. É na escola que muitos desses sinais ficam evidentes. Então, cabe aos professore identificar esses sinais, saber a função da escola e como fazer esse encaminhamento. Quando o professor tem esse olhar diferenciado, ele pode ficar mais próximo do aluno e muitas vezes mudar a vida dessa criança”, disse a palestrante.
Prêmios
Considerado um projeto inovador, a parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Secretaria de Saúde na elaboração da formação "O cuidado com a Primeira Infância" resultou em uma premiação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 2017.
Em 2018, a iniciativa foi reconhecida com o prêmio de 1º lugar no 2º Fórum Internacional de Promoção da Saúde.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.