Programa Hortas Urbanas ganha apoio de voluntários
28/10/2019 12:16
A atividade realizada em parceria das Secretarias de Educação e Cidadania e Urbanismo e Sustentabilidade integra diversas disciplinas
Alunos da Emef Professora Palmyra Sant'Anna, na zona leste de São José, durante ação do programa Hortas Urbanas: nesta terça, voluntários irão implantar horta comunitária na UBS do Limoeiro - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta terça-feira (29), a partir das 8h30, o Programa Hortas Urbanas, da Prefeitura de São José dos Campos, contará com o apoio de voluntários para implantação de uma horta comunitária na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Limoeiro, na zona oeste.

A iniciativa conta com a participação de 39 funcionários da Multinacional ICL, que irão contribuir com serviços de preparação dos canteiros e das mudas e plantios para dar início à formação de uma horta no local.

Segundo o analista de Produção João Felipe Nóbrega, o objetivo é propiciar esta experiência aos funcionários que nunca tiveram a oportunidade de participar de uma ação voluntária.

De acordo com ele, outras três fábricas que funcionam no Brasil farão iniciativas similares no mesmo dia.

“Pensamos em incentivar a sustentabilidade e o contato com a natureza, fazendo algo em benefício da comunidade onde a empresa está instalada”, disse Nóbrega.

Parte do grupo irá visitar o Núcleo de Educação Ambiental que fica no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, onde são realizadas as oficinas do Programa Hortas Urbanas.

Hortas comunitárias

A Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade desenvolve desde 2009 o Programa Hortas Urbanas, que incentiva o cultivo de hortas orgânicas dentro do espaço urbano.

Desde 2016, a partir de uma parceria com a Secretaria de Saúde, foram iniciadas Hortas Comunitárias nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), trabalhando conceitos de qualidade de vida e alimentação saudável com grupos de prevenção de obesidade, diabetes e hipertensão, além de outros usuários. Atualmente, a iniciativa está presente em 32 unidades de saúde.

O mesmo trabalho é desenvolvido com escolas, incentivando a implantação de hortas junto à comunidade escolar. Dezenas já aderiram a este projeto.

As oficinas do programa são realizadas para grupos de escolas, unidades de saúde, condomínios, entidades sociais e outros grupos da comunidade, fornecendo noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas e temperos para o dia a dia, além de ensinar como transformar resíduos orgânicos em adubo.

Saiba mais sobre o programa Hortas Urbanas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×