Prefeitura realiza projeto piloto de saúde bucal em escola
23/10/2019 11:50
Técnica ATR nas escolas
A técnica dispensa o uso de equipamento odontológico, pois são utilizados apenas instrumentos manuais - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o curso de graduação em Odontologia do ICT-Unesp, está realizando um projeto piloto na Escola Municipal de Educação Infantil Elizabete de Paula Honorato, região leste da cidade, por meio da técnica do ART (tratamento restaurador atraumático).

Esta técnica, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, envolve a remoção do tecido dental infectado e amolecido por meio de curetas de dentina, seguida do preenchimento da cavidade com material restaurador, o cimento de ionômero de vidro (CIV).

Este material combate as bactérias remanescentes na cavidade do dente por meio do efeito cariostático, funcionando como barreira física devido a sua capacidade seladora.

A realização da técnica do ART dispensa o uso de equipamento odontológico, pois são utilizados apenas instrumentos manuais, sem uso de brocas, anestesia ou o temido “motorzinho”, podendo ser realizada em um ambiente mais próximo da criança, como colchonetes ou mesas escolares.

Este projeto, em caráter experimental, começou nesta terça-feira (22) e prossegue até esta sexta (25), das 14h às 17h, e servirá como embasamento no planejamento de futuras ações a serem realizadas pelo programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. Neste piloto, a previsão é atender 35 crianças de 6 a 10 anos e realizar cerca de 50 procedimentos.  

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

Prefeitura SJC

×