Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana
O Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) de São José dos Campos discutiu, nesta quinta-feira (17), em reunião extraordinária do grupo, mudanças e alterações no transporte adaptado do município. O objetivo é atender mais pessoas, mantendo a qualidade reconhecida do serviço.
Além dos membros do Comob, participaram do encontro representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da APPD (Associação da Pessoas Portadoras de Deficiência), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), da Defensoria Pública e da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
O serviço de transporte adaptado de São José dos Campos, Acesso Já, é exemplo para outras cidades e recebeu em julho deste ano o prêmio InovaCidade 2019, entregue apenas para 20 cidades do país durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo, o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina.
O serviço, complementar ao transporte público convencional, já teve mais de 2.767 munícipes cadastrados desde sua origem e passou por uma reformulação em abril de 2018, quando foi criada a divisão da operação em duas modalidades distintas: veículo comum e veículo adaptado (van).
Desde então, e com a mesma previsão orçamentária, a Prefeitura aumentou em mais de 30% o número de atendidos, passando de 451 para 597 munícipes beneficiados. E em 108% o número de viagens – principalmente de usuários que possuem maior demanda de atendimentos individuais para tratamento de saúde.
Por conta desta reformulação e qualidade do serviço, o número de interessados também cresceu. Em julho de 2018, havia uma média de 10 solicitações por mês. Neste ano, são 45.
Esse cenário e demanda crescente exigem uma alteração no serviço, o que será feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana. O objetivo é organizar e democratizar o uso, priorizando os atendimentos de saúde e de pessoas com maior vulnerabilidade social, sem deixar de atender os atuais credenciados.
Para se credenciar no serviço, o munícipe deve primeiramente se dirigir ao Acesso Livre (rua Humaitá, 40 – Centro) e entregar documentação necessária para abertura de processo administrativo. Mais informações pelo telefone 3942-2401.
O Comob tem um caráter consultivo e é responsável pela discussão de tudo que envolve a mobilidade urbana de São José dos Campos. Participam do grupo representantes do Poder Público, transporte público, transporte alternativo, taxistas, transporte escolar, entidades ligadas à formulação de políticas públicas, ciclistas e dos usuários do transporte público.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.