Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Durante os cinco dias de evento, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Festival Literário Joseense, realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. A atração, uma viagem ao mundo da literatura, agradou aos visitantes com estandes temáticos, exposições, apresentações teatrais, bate-papo com autores e, claro, muita leitura.
Ao saber da atração por meio do site da Prefeitura, Raquel Moura, do bairro Dom Bosco, atravessou a cidade para conhecer o Festival. “Está tudo muito bem organizado. Por meio desses festivais as crianças ganham mais gosto pela leitura. Esse tipo de atividade mostra como é legal estudar. Mais do que uma obrigação, o estudo pode ser divertido e prazeroso.”
Moradoras do bairro Vila Cristina, Andrea Silva e Cristina Melo, acompanhadas da mãe Nilza da Silva, também estavam animadas com o passeio. O grupo classificou a atividade como uma maneira para relembrar a infância. “As crianças estão amando e nós voltamos a ser crianças”, disse Andrea.
Acompanhado dos filhos Leandra e Vitor, Marcelo Araújo considerou o Festival Literário Joseense como um incentivo para a leitura. “Estimula as crianças a procurarem saber de onde vem essas histórias. Minha filha amou o espaço dedicado ao Harry Potter. As crianças estão encantadas e os adultos também.”
Durante o evento, os principais personagens da literatura nacional e internacional saltaram das páginas dos livros para interagirem com os visitantes. Leitura em família já faz parte do cotidiano do casal Robson Gonçalves e Ana Claudia. Os moradores do bairro Novo Horizonte levaram os filhos Eto’o e Tayla para conhecerem um pouquinho mais sobre os personagens que compõem as atividades realizadas em casa.
“Estamos gostando bastante. Temos o hábito de ler em família. O passeio de hoje serve para incentivar ainda mais nossos filhos”, afirmou Robson.
Entre os principais objetivos do Festival Literário Joseense está a apresentação dos trabalhos realizados nas salas de leitura de todas as escolas municipais. A atração recebeu, diariamente, mais de 1.000 alunos da rede de ensino municipal. Os estudantes que passaram por lá foram recepcionados pelos professores caracterizados de personagens que fazem parte do cotidiano das aulas.
“Tudo aqui é bem legal. Aprendi que por meio da leitura é possível experimentar outras experiências”, disse o aluno Kauã Proença, da Emef Waldemar Ramos.
Já a aluna Maria Rennó, da Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, encontrou bons adjetivos para o Festival. “Lindo, criativo e espetacular. Como gosto de ler, escolho a praça Monteiro Lobato como preferida”, concluiu.
Passaporte
Os visitantes que percorreram o Festival Literário Joseense receberam um passaporte, com direito a carimbo em cada uma das viagens literárias. Alice no País das Maravilhas, Plataforma Árvores de Livros, Castelo Mal-Assombrado, Contos de Fada, Enigma, História em Quadrinhos, Jardim da Leitura, Nau dos Mestres, Praça Monteiro Lobato e Biblioteca Pública Municipal Cassiano Ricardo foram alguns dos espaços temáticos disponíveis para o público.
Festival Literário Joseense
Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Festival Literário Joseense faz parte das ações de incentivo à leitura da Rede de Ensino Municipal que conta com uma série de programas que buscam atingir não só os estudantes, mas a população em geral.
Entre as ações está o Programa Sala de Leitura, que tem como principal objetivo despertar o prazer de ler, condições primordiais para a formação do indivíduo.
Na sala de leitura, o aluno é inserido no universo da literatura por meio de histórias, dinâmicas, debates, dramatizações e outras atividades.
Os alunos da rede municipal contam ainda com a Plataforma Árvore de Livros, a tecnologia que oferece mais de 30 mil livros aos estudantes do ensino fundamental, possibilita aos professores a recomendação de títulos e planejamento das atividades com base nas leituras feitas pelos alunos. A Árvore de Livros gera ainda um relatório com dados sobre o desempenho e a evolução da leitura dos estudantes.
Literatura na Educação infantil
O projeto Crianças Autoras é realizado todo ano pelas professoras da Sala Interativa do bloco de literatura com as crianças do Pré 2 (5 e 6 anos), que são as do último ano da educação infantil. A cada ano é desenvolvido uma proposta de acordo com o interesse das turmas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.