Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana
Um grupo de seis alunos, divididos em três duplas, do curso de Logística da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São José dos Campos, desenvolveu três trabalhos relacionados ao transporte público do município. Os artigos foram publicados e serão apresentados neste mês em um congresso.
A inciativa partiu do professor coordenador do curso, Reinaldo Fagundes dos Santos, que propôs aos alunos trabalhos ligados à mobilidade urbana e transporte público de São José. O desafio foi uma grata surpresa ao grupo, principalmente para Natasha Gomes Amorim, de 20 anos, moradora de Santana, na região norte.
“Sempre preferi o setor de transporte na área da logística. Roteirização é algo que me chama a atenção”, disse Natasha que junto com o colega José Aparecido de Alvarenga Neto desenvolveu um trabalho para definir qual o melhor formato de aplicativo para o transporte público joseense.
“Foi interessante porque utilizo o transporte público no dia a dia. Quanto mais informações as pessoas tiverem na palma da mão, melhor. Sempre quis fazer algum trabalho que ajudasse as pessoas”, completou Natasha. O trabalho mostrou, por exemplo, que a localização do ônibus é um fator importante para 80% dos entrevistados.
O colega José Aparecido, tem 25 anos e mora em Caçapava. “O aplicativo tem que ser prático e fácil de usar com poucos toques. O trabalho foi bacana para entender a visão do usuário. Quem sabe eu possa levar para a minha cidade também”, disse.
As alunas Carla Peligrinelli Gouvea Dileo e Bianca Dutra, de 21 e 20 anos, respectivamente, analisaram o que poderia evitar a saída de usuários do transporte público. De acordo com o trabalho, o preço e o tempo de viagem são os pontos importantes e que o usuário leva em consideração no momento de escolher entre o transporte público ou aplicativos, por exemplo.
“O trabalho foi interessante porque pudemos ver a preferência das pessoas. Como usuária do transporte público, concordo com os dois fatores mostrados na pesquisa. Se vejo que a viagem no ônibus irá demorar muito, vou por meio de aplicativos de transporte”, afirmou Carla, moradora do Putim, na região sudeste.
“Também sou usuária do transporte público e claro que o valor influencia. Mas o tempo também, além do conforto”, comenta Bianca, que mora no bairro São Judas, também na região sudeste.
Já a estudante Amanda Barreto, de 21 anos e moradora do Jardim Oriente, na região sul da cidade, desenvolveu um trabalho para identificar o que determinaria a escolha pelo transporte público por não usuários. O estudo mostrou que tempo (34%) e conforto (33%) são os principais motivos que atrairiam novos usuários, seguidos de valor (22%) e número de conexões (11%).
“Sou usuária do transporte público e foi bacana porque, antes do projeto, sempre acreditei que o tempo fosse um fator determinante e o trabalho mostrou isso, além do conforto”, afirmou.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.