Programa conscientiza jovens para um trânsito mais seguro
29/11/2019 23:42
Projeto Party Hospital Municipal  29/11/2019
Edição do programa Party é realizada sempre na última sexta-feira do mês com palestras e ações com o objetivo de tornar os jovens mais conscientes sobre a necessidade de responsabilidade no trãnsito - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde e outros parceiros, realizou na tarde desta sexta-feira (29) a última edição deste ano do programa Party, que trata da prevenção de trauma relacionado ao álcool na juventude.

O encontro aconteceu no auditório do Hospital Municipal de São José dos Campos e desta vez com a participação de alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Edgar Mello Mattos de Castro, que fica no Campo dos Alemães, na região sul.

Nos encontros do programa, os estudantes acompanham palestras de representantes das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana, das polícias rodoviárias Federal e Estadual, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Hospital Municipal e do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências).

Nas apresentações, os profissionais mostraram dados estatísticos relacionados às ocorrências de trânsito, principalmente ligadas à negligência, imprudência e imperícia. Na sequência das apresentações, os estudantes fizeram uma visita técnica pelo hospital para conhecerem o trabalho no Pronto Socorro, Samu e na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Empolgação

O professor responsável pela turma desta sexta-feira, Ednei Soares Souza, de 39 anos, ficou empolgado com o programa.

“Não conhecia e achei perfeito e muito bom. Pretendo desenvolver projetos na escola com o que aprendemos aqui. Foi proveitoso e comovente. Não poderia ter outro lugar para acontecer o programa senão aqui, nos faz pensar sobre a vida”, disse Souza, que mora no Jardim Imperial, na região sul.

A estudante do terceiro ano Melissa Dalila, de 17 anos, também gostou do programa. “Muito legal e um novo aprendizado. Os vídeos impactaram bastante e também achei interessante a palestra da enfermeira, explicando como funciona o trabalho dentro do hospital nos atendimentos”.

O programa

Surgido no Canadá há mais de 30 anos, o programa Party está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A partir daí, expandiu-se para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira a integrar o Party Brasil.

Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 600 estudantes, entre 16 e 18 anos. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×