Esforço coletivo garante tarde de cinema a alunos da zona sul
Atualizado em 27/11/2019 - 18:07
Alunos do 3º ano da Emef Moacyr Benedicto de Souza do Campo dos Alemães no cinema do Vale Sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-11-2019
Alunos da Emef alunos Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, participaram de uma sessão de cinema nesta terça - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Os recursos financeiros adquiridos com as atividades do Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) proporcionaram, nesta terça-feira (26), um passeio ao cinema para um grupo de 90 alunos do 3º ano da Emef Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães.

Durante as atividades do programa, que visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, os alunos decidiram criar brinquedos ecológicos, massinha de modelar e venderam pipocas na feira do JEPP, realizada em outubro, na escola.

Além disso, criaram um cofrinho coletivo e contaram ainda com a participação das famílias na idealização do sonho de assistirem juntos a uma sessão de cinema.

“Eu tive a ideia de fazer o cofrinho para completar o valor e realizar nosso sonho. Tem criança que nunca fez esse tipo de passeio”, disse a aluna Laura de Lima.

A estudante Nívia Faria de Lima aprendeu direitinho a lição que uniu empreendedorismo e o cuidado com o meio ambiente. “Com as atividades do Jepp, aprendi que a gente pode ajudar o meio ambiente, reaproveitando materiais para criar brinquedos”, afirmou.

Cinema, pipoca, refrigerante e boas risadas tomaram conta da sala. Com os olhinhos curiosos, a aluna Victoria Ferreira estava empolgada com a atividade. “É a primeira vez que venho ao cinema. Imaginei uma tela bem menor. É enorme”, disse.

Além das crianças, as professoras Adauane Cristini da Silva, Priscila de Oliveira Batista e Thaísa Matiazi estavam animadas com a coroação das atividades do Jeep.

“É emocionante acompanhar o desfecho de uma atividade escolar que contou com o envolvimento dos alunos e familiares. O ganho é enorme. Eles aprenderam que conseguem desenvolver as próprias estratégias para colocarem em prática um sonho coletivo”, disse a professora Thaisa Matiazi.

Já a educadora Priscila Batista destacou a união entre as três salas do 3º ano como ponto alto do projeto. “Eles aprenderam na prática sobre o processo da construção dos brinquedos ecológicos, empreendedorismo e consciência ambiental. As três salas ficaram muito envolvidas.”

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” oferece para mais de 12 mil alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações.

Iniciado na rede municipal de ensino em 2017, a parceria já ofereceu capacitação para 300 professores.

O Jepp, destinado a fomentar a cultura empreendedora nas instituições escolares, está de acordo com os quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com o outro em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra as três precedentes).

O programa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular a cultura da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×