Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Na manhã desta terça-feira (26), a quadra da Emef Maria Augusta Moreira da Costa, no Jardim Uirá, se transformou em uma grande festa. Com gesto de empatia e um acolhimento carinhoso, cerca de 250 alunos do 3º ao 5º ano receberam avós e familiares para o encerramento do Projeto “Educando para a Generosidade”.
A atividade, que começou com delicioso café da manhã, contou ainda com apresentação de dança, oficina de pintura, dança da bexiga e oficina de peteca.
Com objetivo de utilizar valores como empatia e generosidade no universo escolar, o projeto “Educando para a Generosidade” desenvolveu desde julho atividades complementares como assembleias e técnicas de meditação, incluindo a formação para professores e alunos.
“O projeto despertou nos estudantes iniciativa de como se colocar no lugar do outro. Além do aprendizado no universo escolar, a iniciativa culminou com gestos de generosidade aos idosos. A atividade fez muita diferença na minha turma, principalmente em relação a atitude”, disse a professora Márcia Brati.
Os alunos que participaram do projeto-piloto, fruto da iniciativa do Fundo Social em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania, também aprovaram a iniciativa.
“Achei a atividade bem legal. A meditação mudou minhas atitudes e de todas os outros alunos”, afirmou a aluna Lívia Toledo.
A estudante Sara Venda também classificou a meditação como um aprendizado que ultrapassou os muros da escola. “Ficamos mais calmos. O comportamento melhorou com professores, colegas e a família.”
“Aprendi que não devemos julgar ninguém pela aparência. Devemos respeitar opiniões diferentes das nossas”, completou a aluna Melina Landin.
Os estudantes ainda arrecadaram itens de higiene pessoal para presentear uma entidade que cuida de idosos, colocando em prática a lição que salta dos muros da escola para toda a vida: olhar o próximo com tolerância, generosidade, gentileza e carinho.
Intercâmbio entre gerações
Fruto da iniciativa do Fundo Social em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania, e desenvolvido pelas professoras voluntárias Mônica Trindade, Selma Vilela e Simone Estácio, o Projeto “Educando para a Generosidade” trabalhou as competências socioemocionas, estimulando o autoconhecimento, empatia, a responsabilidade social e a cultura da generosidade.
Como parte final das atividades, os alunos convidaram pais, tios, avós e bisavós para uma manhã recheada de muitas atividades, regadas a momentos de cainho, afeto e respeito.
Com um sorriso largo, Lavínia Isabele Costa estava feliz com a companhia das avós paterna e materna. “É gostoso participar de atividades com a Lavínia", disse Nair Souza. “Tudo muito lindo, estou muito contente e feliz”, completou a avó paterna, Cecilia Souza Costa.
E teve avó que saiu de longe para prestigiar a atividade. Moradora do distrito de Eugênio de Melo, Roseneide Vaz não desgrudou um minuto da neta Marina.
“Eu sempre participei das atividades dos meus filhos. É uma alegria enorme acompanhar minha neta. Os alunos estão alegres, os olhinhos brilhando. Estou muito feliz com essa atividade”, disse Roseneide.
Impossível definir se eram os alunos ou os avós os mais animados. “Eu achei divertido me aproximar mais dos idosos e saber detalhes sobre eles. É uma emoção recebê-los na escola. Os idosos não podem ficar sozinhos, precisam participam com a gente”, disse o aluno Emanuel da Silva.
Bisavós do aluno Samuel, o casal Beatriz e Nelson da Silva elogiou a iniciativa. “Tudo muito bom. Estou adorando. Temos 15 netos e 4 bisnetos", contou a bisavó. “É a primeira vez que participo de uma atividade na escola. É maravilhoso”, concluiu o bisavô Nelson.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.