Projeto de empreendedorismo leva crianças ao cinema
25/11/2019 18:50
Os estudantes participaram durante o ano de orientações sobre empreendedorismo e finanças, confeccionaram brinquedos ecológicos, massinha de modelar e venderam pipocas durante a Feira do JEPP
Os estudantes participaram durante o ano de orientações sobre empreendedorismo e finanças - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Se sonhar sozinho já é bom, um sonho coletivo é melhor ainda. Fruto das atividades do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), um grupo de 90 alunos do 3º ano da Emef Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, região sul de São José, irá nesta terça-feira (26) ao cinema de um Shopping localizado na região sul da cidade.

“Os estudantes participaram durante o ano de orientações sobre empreendedorismo e finanças, confeccionaram brinquedos ecológicos, massinha de modelar e venderam pipocas na feira do JEPP, realizada em outubro, na escola. Antes de a feira acontecer, levantamos qual investimento seria feito com os valores arrecadados. Como optaram pelo cinema, criamos um plano de negócio e calculamos quanto seria necessário para levar a três turmas”, disse a professora Adauane Cristini da Silva.

Além das vendas com produtos na feira do JEPP, os estudantes contaram com a colaboração dos pais e de toda comunidade. Para completar o montante, a aluna Laura Faria de Lima, do 3º ano A , sugeriu aos colegas a criação de um cofrinho.

Feito o procedimento, é chegada a hora de colher os frutos de todo trabalho, planejamento e aprendizado sobre os benefícios de sonhar, idealizar, acreditar, planejar, empreender e realizar. Nesta terça-feira (26), os alunos das professoras Adauane Cristini da Silva, Priscila de Oliveira Batista e Thaísa Matiazi irão sentir na prática o sentido da expressão empreendedorismo.

Educação financeira

Com o objetivo de contribuir na criação de uma geração de pessoas independentes financeiramente, que aprendem desde cedo utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos, alunos do sexto ao nono ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos participam duas vezes por semana de aulas de enriquecimento curricular onde são trabalhados os temas 'Consumo sustentável', 'Educação Fiscal', 'Educação Financeira' e 'Educação empreendedora'.

As aulas de educação financeira visam ainda dar orientação em relação a um consumo consciente no desenvolvimento social, econômico e cultural a partir de informações que contribuem para a compreensão do consumo, direitos e responsabilidades. Além disso, a rede de ensino municipal conta com os programas 'Jovens Empreendedores' 'Primeiros Passos', em parceria com o Sebrae, para alunos do terceiro e sexto ao nono ano, além de Educação Fiscal, que fornece aos alunos conhecimento sobre os tributos e a administração pública, valorizando a democracia e a função social da tributação.

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” oferece para mais de 12 mil alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações.

Iniciado na rede municipal de ensino em 2017, a parceria já ofereceu capacitação para 300 professores.

O JEPP, destinado a fomentar a cultura empreendedora nas instituições escolares, está de acordo com os quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com o outro em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra as três precedentes).

O programa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular a cultura da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

Educação financeira

Em 2018, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluiu a educação financeira entre os temas transversais que deverão constar nos currículos de todo o Brasil.

Estimular, desde cedo, comportamentos empreendedores nas escolas contribui para a criação de jovens e adultos mais capacitados a abrir e conduzir novos negócios, além de pessoas com atitudes que farão a diferença em qualquer área da vida.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×