Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
A edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, conhecida como OBA, realizada anualmente em todo o Brasil, contou com a participação de alunos de 25 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos.
Nesta quinta-feira (21), 96 estudantes receberam no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, medalhas de premiação da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), sendo 26 medalhas de ouro, 21 de prata e 49 de bronze. Entre os alunos participantes da OBA 2019, 14 estudantes foram pré-selecionados para olimpíadas Internacionais de Astronomia.
Outros 134 alunos foram contemplados com medalhas pela participação estadual e nacional na OIMSF (Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras). A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma edição brasileira do evento internacional Mathématiques Sans Frontières, criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, na França.
No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, que conta com o apoio do Consulado da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec.
Destaque
Também neste ano, a rede de ensino municipal de São José dos Campos será representada pela primeira vez na Jornada de Foguetes, em dezembro, em Barra do Piraí no Rio de Janeiro.
Por terem conseguido um excelente alcance no lançamento de um foguete a base de garrafa pet na 13ª edição da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), a aluna Isabela Ribeiro do 9º ano, da Emef Palmyra Sant’Anna e a professora Fernanda Santos irão representar a rede de ensino municipal de São José na Jornada de Foguetes.
A Jornada de Foguetes é realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A atividade é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.
O projeto também tem como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.