Paula Pessoa
Fundhas
Uma tarde cheia de manifestações artísticas, protagonismo juvenil e alegria. Assim foi o primeiro dia da 2ª Arena Cultural Fundhas, que aconteceu na quadra da Sede, no Parque Industrial, nesta terça-feira (12).
O evento, que tem por objetivo, valorizar e compartilhar experiências artístico-culturais realizadas na Instituição durante todo o ano, reuniu crianças, adolescentes, educadores e profissionais com programação diversificada e continua na manhã desta quarta-feira (13).
Neste ano, a Arena Cultural tem novidades, como a apresentação feita por alunos, que interagiram com o público e cumpriram o papel de mestres de cerimônia com carisma, além dos palcos que homenageiam artistas nacionais e internacionas.
Protagonismo
Guilherme Fernandes de Freitas, 13 anos, foi um dos apresentadores do evento e participou de uma peça teatral como Pedro Malasartes, conhecido personagem de contos brasileiros. “É emocionante participar deste evento na Fundhas. A gente aprende muito, hoje conheci o maracatu e gostei. Estou sentindo muita felicidade”, disse o garoto entre uma atuação e outra.
As amigas Sabrina Angélica Silva Fagundes, e Laís da Silva Santos, ambas com 14 anos, estavam animadas por participarem expondo quadros com auto-retratos que fizeram na Unidade Jorge Alegre (Centro), com a técnica pop art.
“Acho legal participar do evento porque reúne várias Unidades com apresentações que preparamos. Gosto da comida da Fundhas e das aulas de música, onde aprendo a cantar, me faz bem”, disse Sabrina.
“As aulas de artes são minhas preferidas porque a gente interage e usa técnicas. A Fundhas nos dá muitas oportunidades de crescimento”, afirmou Laís.
Música e interação
Antes de subirem no palco, Josué Francisco Coutinho dos Santos e Thiago de Souza, com 11 anos, da Unidade Embraer (Putim) estavam ansiosos para a apresentação de percussão corporal, ensaiada durante oficinas com colegas e professor neste semestre.
“Estou um pouco nervoso, mas espero que seja tudo muito bom, que a gente apresente bem e todos tenham boa sorte”, disse Thiago.
“Gosto das aulas de Educação Física e de música na Fundhas, aprendo muitas coisas diferentes e ocupo bem meu tempo”, comentou Josué.
Arte e Cultura
O evento conta com mais de 20 atrações voltadas às artes e cerca de 250 alunos participando. Exposições, apresentação de samba, sertanejo universitário, ritmos populares, como maracatu e músicas nacionais, dança solo e grupo, teatro, entre outras atrações estão programadas.
Os artistas da Fundhas têm cinco áreas para suas performances. Cada espaço recebeu o nome de uma personalidade artística. Os homenageados são: os escritores Ariano Suassuna e Maurício de Souza e os músicos: Michael Jackson, Tim Maia e Tom Jobim.
As modalidades desta edição do evento são: Dança ou movimento corporal solo; Manifestações teatrais; Música vocal e instrumental (composições autorais e releitura); Objetos (Exposição); Pintura (Exposição); Quadrinhos (tirinha, cartoon e charge), Exposição e Exposição de Instrumentos Musicais Recicláveis.
Para a coordenação da Deca (Diretoria Especializada em Criança e Adolescente), a Arena é uma oportunidade de compartilhar as vivências, o crescimento, as superações e talentos, contribuindo para o processo de formação integral dos alunos.
Realizando sonhos
Mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens do município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.
O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.
Programação
Serviço – Arena Cultural da Fundhas
Data: 13/11 (quarta-feira), a partir das 9h.
Local: Quadra da Fundhas Sede, que fica na Rua Santarém, 560 – Parque Industrial.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.