Prefeitura entrega 100 certificados de dispensa militar
07/11/2019 14:54
Cerimônia de compromisso à bandeira e entrega de certificados no Tiro de Guerra. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 07-11-2019
Jovens fazem juramento de compromisso à Bandeira Nacional durante solenidade nesta quinta-feira (7) de entrega de 100 certificados de dispensa de incorporação militar - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos e a Junta de Serviço Militar do município realizaram nesta quinta-feira (7) mais uma solenidade de compromisso à Bandeira Nacional e entrega de certificados de dispensa de incorporação.

No total, foram entregues certificados para 100 jovens que se alistaram este ano e foram dispensados do serviço militar por excesso de contingente, entre outras razões.

A cerimônia foi realizada no Pátio do Tiro de Guerra, na Vila Industrial, na zona leste.

Com os certificados, os jovens têm sua situação militar regularizada e estão aptos a prestar concursos públicos e participar de outras atividades normalmente.

Em caso de necessidade, eles podem ser convocados pelas Forças Armadas para servir ao País.

"Eu queria que meu filho servisse o Exército, mas não vai faltar oportunidade de ajudar o País. Ele poderá fazer isto em qualquer profissão que escolher para atuar", disse o comerciante Ademir Costa, 49 anos e morador do Jardim Satélite, na zona sul.

Parcerias

A Junta de Serviço Militar é mantida pela Prefeitura e presta serviços administrativos ao Exército Brasileiro. Tem como funções o alistamento militar, emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e regularização da situação militar.

Também presta serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação do serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento e transferência de forças armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.

O Tiro de Guerra também mantém convênio com a Prefeitura, responsável por fornecer as instalações e a manutenção do prédio. O Exército Brasileiro fornece fardamento, munição, material bélico e instrutores, entre outros serviços.

O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para o alistamento.
Os atiradores ajudam em campanhas do Fundo Social de Solidariedade, como doação de agasalhos, ações de combate à dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, proferem palestras em escolas e entidades e trabalham em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros, entre outras atividades em prol da comunidade.

 

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×