São José sedia Encontro de Maracatu com batuqueiros
Atualizado em 02/11/2019 - 22:05
Encontro Maracatu de Baque Virado com o grupo Nação Estrela Dalva na Casa de Cultura Flávio Craveiro na zona sul. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-11-2019
Em parcerias com movimentos de resistência negra, quilombolas e quilombos urbanos, esta edição do encontro tem como enfoque a participação e a luta da mulher dentro da cultura popular - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Casa de Cultura Flávio Craveiro, localizada na zona sul de São José dos Campos, recebe até este domingo (3), cerca de 300 batuqueiros para o EncontroS Maracatu de Baque Virado, com o grupo Nação Estrela Dalva.

O evento que integra a abertura do Mês da Música, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), proporcionou aos participantes uma vivência com mestres, figuras da cultura popular pernambucana e batuqueiros de diversas localidades do país, tudo regado ao som de tambores, agbê e gonguês.

“O principal objetivo é trazer convidados de nações diferentes, conhecer essas pluralidades, em uma proposta de imersão. Os encontros acontecem sempre próximo ao dia 2 de novembro, como uma homenagem aos ancestrais que deram origem a essa cultura”, explicou Fernanda Echuya, umas das organizadoras do encontro.

Em parcerias com movimentos de resistência negra, quilombolas e quilombos urbanos, esta edição do encontro tem como enfoque a participação e a luta da mulher dentro da cultura popular.

E por falar em participação de mulheres, moradora da cidade de Araraquara, Nathalia Domingues, recebeu uma bela supressa. A apresentação da professora de artes e música foi prestigiada pela mãe Ana Cristina, a avô Maria Celeste Domingues e a madrinha Elisabete Domingues, que saíram da capital paulista para acompanhar a performance.

“O maracatu significa para mim uma resistência, é um movimento da comunidade para o mundo. Contar com a presença delas aqui foi uma agradável surpresa, deixou a atividade muito mais especial, agora meu dia está completo com elas”, pontou Nathalia Domingues.

EncontroS Maracatu de Baque Virado

O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, representa uma dança e ritmo musical de cunho religioso, genuíno de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo de origem afro-brasileira. A proposta permite um contato maior com os valores da cultura, como a ancestralidade, unindo pessoas do mundo inteiro.

O encontro acontece desde 2002, passando por diversas cidades do Brasil. Foram 11 estados acolhidos pelo projeto itinerante, que leva rodas de conversa com Mestres e personalidades ligadas à cultura afro-brasileira, apresentações de Maracatu, oficinas e cortejos. O evento é aberto ao público.Confira a programação.

Dia 3 (domingo)

7h às 9h: Café da manhã

9h: Mesa 2 “A Mulher na Cultura Popular”

12h: Cortejo da Casa (da Cultura Flávio Craveiro para a Casa de Cultura Espaço Tim Lopes)

14h: Almoço

16h: Jongo Mistura da Raça

17h: Marabenta, Música - Dança Afro (com Kalusa)

18h: Encerramento

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I

(12) 3966-1136

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×