Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Hotel Mariana, da Cia. da Palavra, é o espetáculo de abertura da Semana do Teatro, nesta terça-feira (26), às 20h, no teatro do Sesi. A peça aborda a tragédia ocorrida no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana (MG), quando a barragem de rejeitos de minérios de Fundão rompeu sobre o subdistrito de Bento Rodrigues.
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, 1 hora antes do início do espetáculo. A classificação é de 14 anos. A Semana do Teatro é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a programação se estenderá até o dia 31 de março, com 19 espetáculos, workshop, roda de conversa e palestra.
A peça usa a técnica verbatim, teatro documentário construído a partir das palavras exatas ditas por pessoas reais em entrevistas sobre um determinado assunto. Para isso, tem em cena atores que usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente os relatos que estão ouvindo. Estreada em 2017, a peça já foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro e foi vista por mais de 10.000 pessoas.
“O teatro ainda é uma forma potente de arte e de voz, que possibilita contar histórias que tocam as pessoas e criam empatia”, destaca Herbert Bianchi, diretor da Cia. da Palavra. “Nosso objetivo é que a tragédia não seja esquecida e soterrada por outros assuntos. O espetáculo também aborda questões históricas e antigas, que vêm desde a época do descobrimento do país”, completou.
Perfil
Formada em 2017, em São Paulo, a Cia. da Palavra realiza pesquisas sobre temas atuais e urgentes, a partir da busca por formatos e técnicas capazes de entrelaçar a realidade com a ficção no teatro. Além de Hotel Mariana, o grupo possui em preparo o Gazeta Canibal, seguindo com a ideia de investigar a potencialidade de cada fala e a possibilidade de criar narrativas ficcionais.
Teatro do SESI
Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.