Rosi Masiero
Secretaria de Governança
A tradicional festa da macarronada, no Parque Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos, reuniu nesta quarta-feira (1º/05) mais de 8 mil pessoas, em sua 41ª edição. Além da Festa Trabalhador, o evento é comemorativo ao aniversário do bairro.
Desta vez, a população teve uma novidade com relação à macarronada. Foram servidos dois tipos de macarrão à bolonhesa: espaguete e fusilli. A iniciativa teve aprovação do público.
O prato começou a ser distribuído a partir das 12h e, mesmo com o forte sol, ninguém arredou o pé da fila. Foram distribuídas mais de duas toneladas de espaguete à bolonhesa e refrigerantes aos presentes.
Preparação
Para dar conta de atender ao público, uma equipe de cozinheiras e nutricionistas ajudam na preparação de uma tonelada de macarrão, 500 quilos de carne moída, 600 quilos de extrato de tomate, 20 quilos de açúcar, 15 quilos de sal, 40 quilos de tempero e 100 litros de óleo de soja, três quilos de orégano e um quilo de louro.
A preparação do prato começa bem antes da festa. O time de cozinheiras, nutricionistas e voluntários iniciou os preparativos na noite desta terça-feira (30/04).
Música e lazer
A Banda Luahu, cujo forte é o forró e músicas brasileiras, animou a quadra da escola estadual Professor Dorival Monteiro, onde foi instalado um ‘restaurante’ com mesas e cadeiras, distribuição de refrigerantes para os presentes saborearem a macarronada. “Isso aqui está muito bom”, relatou Andreia Aparecida de Carvalho
Na rua ao lado da escola, foram montadas tendas que abrigaram a Rua de Lazer, shows com personagens circenses, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de ações educativas sobre segurança no trânsito.
O Dia do Trabalho, no Parque Novo Horizonte, contou ainda com celebração de missa, atrações recreativas e musicais.
"Que delícia!"
“Está muito saborosa, o tempero certo, que delícia”, avaliou a moradora do Jardim Santa Maria, de Jacareí, Mercedes Gonçalves Socca, aposentada, que participava pela primeira vez da festa. “A organização é excelente, desde a fila preferencial, até esse restaurante”.
José Santos, de 79 anos, aposentado, morador da região leste, participava também pela primeira vez da Festa do Trabalhador no Novo Horizonte. “Estou muito contente de estar aqui, a comida está deliciosa e tudo é muito animado”, comentou.
Morador do Jardim Castanheira, José David, de 49 anos, participa da festa desde os 15 anos. Tem deficiência e foi a primeira pessoa a receber a macarronada. “A festa melhorou muito, sempre gostei de vir aqui”, comentou. Para ele a comida estava tão gostosa que além de bater dois pratos ainda levou um pouco para casa.
Como não podia deixar faltar, há 19anos, Maria das Graças Fernandes, de 64 anos, moradora do Jardim Cerejeiras, foi novamente a primeira pessoa da fila na distribuição da macarronada. “É a minha tradição, adoro essa festa, amo o macarrão”, revelou.
Apoio
Cerca de 300 profissionais da Prefeitura de São José dos Campos, Urbam, Fundhas, Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Agentes de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, entre outras instituições públicas estiveram envolvidas na realização da tradicional festa.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.