Procon aumenta para quase 87% o índice de solução de queixas
Atualizado em 07/01/2019 - 15:03
Campanha educativa especial do Procon no Shopping Centro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 21-07-2018
Funcionários capacitados e foco na orientação aos consumidores resultam em eficiência no atendimento - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Assuntos Jurídicos

Em 2018, o Procon de São José dos Campos subiu em 1,7 ponto percentual o índice de resolutividade em comparação ao mesmo período anterior. Foram solucionados 86,9% dos casos apresentados ante 85,2% em 2017.

Considerando os dois anos, houve também aumento na procura ao órgão municipal de defesa do consumidor. Enquanto em 2017 o registro foi de 87.571 atendimentos, em 2018 o número subiu para 91.349. 

Os dados se referem a atendimentos iniciais, externos e audiências de conciliação agendadas. Para a coordenação do Procon joseense, a eficiência é resultado do empenho dos funcionários, que passam por constantes cursos de capacitação, e das iniciativas de orientação ao público, tanto consumidores como fornecedores. Diversas palestras foram promovidas no decorrer do ano em escolas, entidades, órgãos públicos e unidades da Casa do Idoso.

Outro fator de sucesso são os mutirões de audiências de conciliação, promovidos em parceria com a Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Dos 200 processos apresentados nos dois eventos realizados no ano passado, 68,5% deles terminaram em acordo entre as partes.

Mantido pela Prefeitura, o Procon municipal funciona à rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas, com entrada pela avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página www.sjc.sp.gov.br/procon.


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