Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Alunos do 1º ao 9º ano da Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, localizada no Jardim Pôr do Sol, região oeste de São José dos Campos, estão animados com os preparativos para o "Carnavalores".
Organizado pelos professores, o baile que será realizado nesta próxima sexta-feira (1º) vai contar com concurso de marchinhas, cartazes com orientações para uma diversão saudável, oficinas de máscaras, pintura de rosto e um mini concurso de marchinhas. As atrações musicais serão conduzidas pelo frevo, samba, afoxé da Bahia e Boi Bumbá.
Com a proposta de apresentar aos estudantes as quatro linguagens artísticas, os trabalhos em sala de aula abordam música, dança, teatro e artes visuais de diferentes partes do Brasil.
“O objetivo da atividade é ampliar o conhecimento da cultura desta festa popular e, durante as aulas, muitos alunos se identificaram com as atrações”, disse a professora de Arte, Gabriela Schuetze.
Diversão, cores e aprendizado
Contagem regressiva para o Carnavalores, os estudantes fizeram questão de contar o que aprenderam com os preparativos para a festa. “Eu estou animada para sexta-feira, já pintei o sambista, o bumba meu boi, agora estamos preparando as saias para o trevo", contou Maria Clara Ribeiro, do 8º ano.
Giovana Mendes Costa, 6º ano, destacou a cultura de cada região como a parte mais interessante das aulas. “Estou achando o máximo conhecer as diferentes culturas do Carnaval, gostei de descobrir que cada Estado tem uma atração diferente”.
Mais do que aprender sobre linguagens e manifestações artísticas em algumas das principais cidades do país, como Rio de Janeiro, Recife, Manaus e Bahia, a aluna Yasmin Santos, 8º ano se identificou com algumas das atividades.
“Essa mistura de culturas na escola é muito legal, os meus pais são baianos eu já conhecia o Carnaval da Bahia, São Paulo também é uma paixão”, afirmou.
Para Laila Tainá Ferreira, aluna do 7º ano, os preparativos com organização do baile também proporcionaram novos conhecimento. “Eu não conhecia o afoxé e os bonecões de Olinda”.
Mais do que desenhar e pintar, Pedro Miguel Carvalho, do 2º ano, destacou o personagem preferido da festa popular. “O que eu mais gostei foi descobrir que existe um personagem no Carnaval que se chama o Homem da Meia-Noite (conhecido pelo boneco gigante do Carnaval de Olinda), ele é muito lindo”.
Já Murilo Leon, do 4º ano, classificou o Bumba meu Boi como a parte mais bacana das atividades.
Serviço:
Carnavalores - Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa
Data: 1º/03/19
Horário: 11h e 16h
Local: Rua Sérgio Gonzaga de Azevedo, 130, Jardim Pôr do Sol
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.