Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
O programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, realiza nesta sexta-feira (15) o maior número de castrações em um único dia. Estão previstas 220 cirurgias de cães e gatos no centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 9h às 17h.
Com esta programação, praticamente será zerada a demanda de animais cadastrados nas duas primeiras fases do programa. Também serão castrados animais inscritos por ONG’s registradas no CCZ e com tutores devidamente identificados pelas entidades.
Todos os tutores convocados para as castrações desta sexta assinaram o termo de responsabilidade se comprometendo a comparecer no CCZ na hora marcada e com a devida orientação sobre os cuidados com o pré e pós-operatório dos seus pets.
Lançado em agosto do ano passado, o programa Meu Pet Feliz já realizou 1.286 castrações pelas clínicas credenciadas para a realização dos procedimentos. São 980 cães (357 machos e 623 fêmeas) e 306 gatos (111 machos e 195 fêmeas). O programa prevê a realização de 5.000 castrações gratuitas no período de 1 ano.
A coordenação do Meu Pet Feliz divulgou que, nas duas fases iniciais do programa, houve um total de 1.939 inscrições efetivas, com 650 cancelamentos, por motivos diversos. Entre eles estão a desistência dos tutores por falta no momento da cirurgia, receio por eventual complicações pós-cirúrgicas, fuga ou óbito do animal, mudança de cidade ou inconsistência dos dados cadastrais (email ou telefone não localizados). Houve também 80 inscrições anuladas de cães braquicefálicos (focinho achatado), que não podem operar sob risco de óbito.
Novas inscrições
As inscrições para a terceira fase do programa serão abertas até o final deste mês, pelo site da Prefeitura. Serão disponibilizadas 1.000 vagas gratuitas. Os interessados devem ficar atentos à divulgação sobre o início do período de inscrições, pois nas duas primeiras fases as vagas se esgotaram em poucas horas.
O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.
Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.