Via Norte recebe o plantio de 250 árvores
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
PLANTIO DE ARVORES VIA NORTE - 20-12-2019 - LUCAS CABRAL
Equipe de plantio da Urbam trabalha no enriquecimento arbóreo da Via Norte - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos está realizando, desde o início de dezembro, o plantio de aproximadamente 250 árvore nativas na Via Norte. Os plantios atendem ao Plano municipal de Arborização Urbana e visam promover o enriquecimento arbóreo da região.

A área está recendo mudas nativas da mata atlântica de diversas espécies, ao longo de todo o sistema viário, tais como Ipê roxo, ipê branco, quaresmeira, sapucaia e abricó de macaco. Também está sendo realizada a reposição de jerivás ao longo da Via Norte.

“São árvores adequadas à arborização urbana e que irão deixar o ambiente mais fresco, sombreando a pista de caminhada que existe aqui”, explicou a engenheira agrônoma Paula de Melo Chiste Bernardes. Ela também destacou que além de contribuir com o conforto térmico as árvores também produzirão um efeito paisagístico com a floração em diferentes períodos do ano.

Percepção da Comunidade

As novas árvores já chamam a atenção dos moradores que caminham pelo local logo pela manhãzinha.

O aposentado Dorival Tambalo, 74 anos, morador de Santana, caminhava pela área e ressaltou a importância das árvores.  “A gente percebe a melhoria com esses plantios, além de embelezar a região também produz bastante sombra para a gente que faz caminhada, então isso é ótimo. A gente precisa muito das árvores. Uma cidade linda e saudável deve ser bem arborizada”, afirmou.

O auxiliar administrativo Claudinei Pereira Rosa, 50 anos, caminhava com a esposa Isis Correa, 42, e o filho Miguel Correa, 10, e também deixou aprovou a iniciativa. “A gente gostou da ideia do plantio. Acho que deveria espalhar para a cidade inteira. A árvore é importante na vida das pessoas, ainda mais com a questão do aquecimento. E para caminhar na Via Norte vai ficar bem melhor. A sombra faz toda a diferença, além de fazer bem para a saúde, com mais oxigênio. Por aqui circulam muitos carros e as árvores vão ajudar a captar um pouco desse monóxido de carbono”, disse.

Equipe

Os plantios mobilizam 7 funcionários da equipe operacional da Urbam, capacitada especialmente para cuidar de plantios e conservação. O trabalho também conta com a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, responsável pela gestão arbórea da cidade.

O auxiliar de serviços gerais Roberto Carlos da Conceição, de 54 anos, falou sobre a importância do trabalho que ele e os colegas realizam. “Eu tenho o maior prazer de trabalhar com árvores, porque gosto do verde e de estar no meio da natureza. As árvores melhoram tudo, como o ar que a gente respira. E a população se interessa também, as pessoas sempre param para perguntar como está sendo o plantio, então a gente faz tudo com muito amor.”

Já o auxiliar de serviços gerais José Roberto de Lima Pereira, de 42 anos, também vê na sua tarefa um significado especial. “Para mim é gratificante trabalhar com árvores, pois é um aprendizado e um conhecimento diferente pra mim. Além do companheirismo dos colegas. O retorno da população é muito positivo, percebemos que as pessoas ficam contentes com o serviço e é bonito depois passar em um local onde plantamos e ver as árvores crescendo bem e trazendo uma nova vista para o bairro.”

Ele, que já trabalhou como gari na varrição da cidade, também destaca os benefícios. “Às vezes a gente tinha um trabalho maior na época de cair as folhas, mas em compensação as árvores deixavam o ar mais fresquinho e com sombra pra gente. Fazia muita diferença”, lembrou.

Os trabalhos continuam ao longo da próxima semana e outras mudas serão plantadas na Via Norte.

Plano Municipal de Arborização Urbana

Plano Municipal de Arborização Urbana é o principal instrumento para o planejamento e gestão da arborização urbana do município. O documento traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros. A meta principal é realizar o plantio de 56 mil árvores em 12 anos.

Por meio do Programa “Arboriza São José”, a Prefeitura está integrando um conjunto de ações para modernizar e otimizar a gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, que incluem análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana e promover plantios nos bairros.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos seja nas florestas ou nas cidades. No ambiente urbano as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Orientações

Os plantios na cidade devem contar um planejamento técnico, visando destinar as espécies adequadas para cada local. Os munícipes interessados podem solicitar o serviço por meio da Central 156.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×