Paciente pode agendar retirada de medicamento na Farmácia Central
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Inicio das obras de sinalização em frente da Farmácia Central  23 10 2019
Agora os pacientes poderão agendar a retirada dos medicamentos de alto custo do Estado na Farmácia Central - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Pacientes de São José dos Campos que necessitam de medicamentos de alto custo estadual agora podem agendar a retirada na Farmácia Central com dia e hora marcados.

A novidade começou neste mês e é resultado da parceria entre Prefeitura e Estado, que em outubro começaram a colocar em prática um novo sistema de distribuição, para tentar encerrar de vez com o problema constante de filas e atrasos, que prejudicam a população.

Agora, o paciente com processo regular pode ligar diretamente na Central 156 para saber se o medicamento está disponível, ou verificar no site da Prefeitura, e já fazer o agendamento. Caso a medicação esteja disponível parcialmente, o atendente o orienta e o agendamento fica a critério do mesmo.

A médica Alessandra Birolini, que pega medicamento de alto custo para o filho mensalmente, elogiou a mudança no sistema. “Todos os meses era uma confusão, perdia uma tarde inteira na fila para conseguir retirar o medicamento. Desta vez eu liguei no 156 e agendei para o dia seguinte com hora marcada, às 7h45. Desde o primeiro contato até a retirada na farmácia, foi perfeito, fui atendida exatamente no horário agendado. Foi um atendimento de primeiro mundo”, contou.

Etapas

Embora os medicamentos sejam de responsabilidade do Estado, por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), a Prefeitura se colocou à disposição para contribuir na melhora do sistema de entrega.

O novo processo só será concluído no final de janeiro, quando a Prefeitura assumirá todo o estoque de medicamentos de responsabilidade do Estado, passando a ter gestão sobre a logística de distribuição.

No entanto, desde o primeiro encontro, algumas alternativas começaram a ser estudadas pela Prefeitura, em parceria com o Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), até se chegar ao modelo implantado este mês, que já apresentou resultados satisfatórios.

Em novembro, ainda em fase experimental, o Ipplan iniciou o processo de agendamento para retirada de medicamento, contatando os primeiros pacientes. No período de 13 a 29 de novembro a Central 156 realizou 1.035 agendamentos para retirada. Além disso, foram disparados 5.157 mensagens de SMS para pacientes que já possuíam medicamento disponível para retirada.

Com a nova sistemática implantada, ainda em fase de testes, até o momento não foram verificados acúmulos de pacientes na Farmácia Central, muito menos reclamações, como em meses anteriores.

Em janeiro, será concluído o processo de transferência do estoque dos medicamentos do Estado para o Almoxarifado da Secretaria de Saúde da Prefeitura, que passará a administrar a logística de distribuição. Com o novo modelo, a Prefeitura acredita que a liberação será praticamente imediata se toda a documentação estiver correta. 

Atualmente, a Farmácia Central trabalha com cerca de 9.000 processos de 6.000 pacientes que retiram medicamentos dispensados pelo Estado.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×