Novos guardas municipais de São José fazem treino de rapel
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Treinamento de Rapel no Parque Alberto Simões 20/12/2019
Guarda da turma de 30 novos agentes que será incorporada em abril de 2020 durante treino de rapel no Parque Alberto Simões - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os 30 novos guardas civis municipais de São José dos Campos participaram de treinamento de rapel nesta sexta-feira (20) no Parque Alberto Simões, na região norte da cidade.

O objetivo é aperfeiçoar a capacitação do grupo, que começará a atuar nas ruas em abril próximo.

Os treinos de rapel no paredão de escaladas, que terão continuidade em janeiro, fazem parte da intensificação do curso de formação dos novos guardas e visam preparar a tropa para trabalhos em situações extremas e em locais de difícil acesso, como em casos de deslizamento de terra e missões de salvamento em apoio aos agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Em janeiro, começará a ser ministrado também o curso de tiro defensivo.

Formação completa

Os novos guardas destacaram a importância do treino de rapel desta sexta.

"Foi muito legal. Vai ajudar bastante quando precisarmos atuar em missões de resgate. Tudo que temos aprendido será muito útil para nosso trabalho em prol da população de São José", disse Sara Coupê, 23 anos e que já atuou como guarda civil municipal em Mogi das Cruzes.

"O treino de rapel foi bem interessante e é mais um prova da excelência do curso de formação, que é bem completo. Em dois meses, já aprendemos muito", afirmou Lucélio de Paula Maximiano, 31 anos.

Curso de excelência

Além das aulas teóricas, os 30 novos guardas estão tendo treinos de defesa pessoal três vezes por semana. Já o curso de tiro defensivo terá início agora em janeiro.

O curso de formação, iniciado em 14 de outubro último, tem 720 horas, com duração de seis meses.

Até abril de 2020, os novos agentes terão aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal e treinamento de tiro, entre outros conhecimentos que lhes serão úteis para suas atividades.

Após a conclusão do curso de formação, estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda civil municipal.

Eles atuarão no patrulhamento nas ruas e nas atividades de preservação de bens, serviços e instalações públicas.

Reforço

Com o novo grupo, somente neste ano foram incorporados 100 novos agentes --os outros 70 iniciaram o trabalho operacional no primeiro semestre.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

A GCM de São José, criada há 31 anos, conta atualmente com um efetivo de 336 homens e mulheres.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Prefeitura SJC

×