Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de São José dos Campos oficializou a integração do município ao Gesuas (Gestão Eletrônica do Sistema Único de Assistência Social).
Durante o evento, que contou com a participação de toda a rede assistência social do município, o sistema foi apresentado como uma solução na organização e integração das informações e serviços, na identificação das situações de vulnerabilidade e no planejamento eficiente das ações, consolidando mais um avanço da cidade rumo a excelência no acolhimento de quem mais precisa.
“Parem de perder tempo organizando dados. O sistema pode fazer isso.” Essa foi uma das frases de Igor Guadalupe, diretor executivo do Gesuas. Ele afirma que, com uma base única de informações e serviços organizados, as equipes podem focar no planejamento das ações de assistência social e oferecer um serviço ainda mais eficiente.
De fato, o sistema vai possibilitar, por exemplo, o atendimento e acompanhamento dos processos de forma eletrônica, dispensando o uso de fichas de papel, além de automatizar parte do preenchimento dos formulários. Deste modo, toda a rede socioassistencial será integrada, o que permite resgatar informações registradas em diferentes Cras, Creas e demais equipamentos socioassistenciais.
No que se refere a gestão das informações, os registros feitos através do software vão se transformar em relatórios e mapas interativos que indicam as principais vulnerabilidades identificadas na cidade, por região, permitindo que a administração identifique com clareza as principais ocorrências nas regiões, proporcionando um planejamento mais eficiente, assim como um atendimento ainda melhor às pessoas.
Para Lúcia Helena do Carmo Salviato, que trabalha há 23 anos como assistente social na Prefeitura, a modernização do sistema trará qualificação na gestão dos dados dos atendimentos e também a integração dos serviços, programas e projetos, tanto do poder público quanto das entidades sociais parceiras da Prefeitura. Para ela, a implantação do sistema é a realização de um sonho. “Quando sabemos precisamente onde estão as vulnerabilidades sociais, as pessoas mais vulneráveis, nós temos como focar o nosso cuidado e a nossa atenção tanto nas violações de direito, quanto na prevenção”, concluiu.
São José dos Campos conta hoje com aproximadamente 60 mil famílias cadastradas no sistema de assistência social. E, para trazer todos estes benefícios, o município investiu R$ 648 Mil na implantação do Gesuas.
Gesuas
O software Gesuas, desenvolvido para atender as necessidades do Sistema Único de Assistência Social, já é utilizado por quase 100 municípios de todas as regiões do país e, no estado de São Paulo, São José dos Campos é o primeiro município de grande porte a ser parceiro do programa.
Segurança
O software é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, pela Jungle Consultoria desde 2013. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único se beneficiam da solução. Para dar conta de tamanha demanda, o sistema é hospedado na mesma estrutura e condições de segurança que sites como Netflix, Pinterest e Spotify e com protocolos e criptografia comparáveis aos usados por bancos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.