Última reunião do ano celebra parceria com entidades
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
REUNIAO DAS ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE SAO JOSE DOS CAMPOS - 18-12-2019 - LUCAS CABRAL
Encontro reuniu representantes das entidades parceiras da Prefeitura no trabalho de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Os públicos e os motivos pelos quais as pessoas precisam de assistência social são variados, mas o propósito que une as entidades sociais e a Prefeitura de São José dos Campos é um só: o bem estar de cada uma delas. E para celebrar essa parceria em prol de quem mais precisa, o último encontro do ano foi celebrado com os relatos de conquistas, trocas de experiências, sugestões e um café comunitário regado a boas energias e gratidão.

A assistente social Elaine Narciso, representante da entidade Gesto, que cuida de pessoas adultas com câncer, encerra o ano com um sentimento de realização. “Mudar a vida de alguém através das palestras que fazemos, das rodas de conversa, não tem preço.”

Sobre a parceria com a Prefeitura, firmada há 6 meses, ela destacou que o repasse do município custeia a maior parte das despesas como aluguel, água, luz, entre outros, o que proporciona a entidade a possibilidade de trabalhar com foco no atendimento às pessoas, oferecendo um acolhimento cada vez melhor.

A reunião desta quarta-feira (18), no auditório da Fundação Cultural de São José dos Campos, foi a terceira realizada no ano e contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, entre integrantes das entidades e profissionais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância das instituições no trabalho de acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade, abrindo espaço para que cada uma falasse um pouco do trabalho diário, colocasse sugestões, além de dividir experiências com os demais.

Para Daniela Santos, coordenadora da Casa de Repouso Vó Laura, entidade que abriga idosos, a interação entre as entidades fortalece a rede de assistência social, uma vez que traz informações sobre todos os serviços oferecidos e promove uma articulação das atividades e eventos entre instituições. Além disso, a troca de experiências entre profissionais agrega muito e, segundo ela, “traz novas ideias, possibilita um trabalho multidisciplinar com outras entidades e a inclusão intergeracional, como da criança e do adolescente com o idoso e pessoas com deficiência. É incrível”.

São José dos Campos conta hoje com a parceria de 33 entidades que atendem diversos públicos como pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. Os aportes financeiros repassados pela Prefeitura às entidades são regulados pela Lei 13.019/2014 e decreto 18299/2019 (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil).

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×