Maria Luiza Machado Dias
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Na tarde desta terça-feira (17), a Prefeitura de São José dos Campos promoveu um plantio de árvores em parceria com Grupo Terapêutico de mulheres que desenvolve a superação do luto. O plantio de árvores nativas foi realizado no Parque Ecológico Hilto Martimiano Dias, no Jardim Satélite.
A iniciativa contou com a participação de educadores ambientais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. A Prefeitura forneceu as mudas que irão contribuir com enriquecimento da arborização urbana.
As psicólogas voluntárias Elisa Caetano e Bruna Pina, que idealizaram a ação, explicaram que o trabalho terapêutico é direcionado para mulheres que estão vivenciando o luto da perda de um ente querido.
Elisa Caetano falou sobre os efeitos positivos para essas mulheres. “O trabalho terapêutico, com abordagem na psicanálise, buscou permitir que cada mulher ressignifica-se sua vida durante a fase de luto. E hoje foi a etapa final, com o gesto concreto de plantio de uma árvore, para que toda dor fosse transformada em fruto.”
“A Prefeitura realiza com frequência plantios pela cidade, em especial no período das chuvas (primavera e verão), sempre buscando desenvolver educação ambiental formal (com escolares), mas também a educação ambiental 'não formal', ou seja, com a comunidade em geral, como foi o caso desta atividade”, explicou o representante da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.
Cordélia Aguiar, 61 anos, que participa do grupo, relatou a experiência desta ação. “Fiquei emocionada! Eu nunca tinha plantado na minha vida. Foi uma experiência única. Acho que todo mundo deveria experimentar. Fez um bem enorme para mim. Acho que atingiu a expectativa, que eu (antes) estava plantando tudo que não era bom na minha vida, para (a partir desta ação) surgir novos momentos só de coisa boa.”
Já a Maria Gomes, de 38 anos, falou da passagem pelas cinco fases do luto no tratamento terapêutico e relatou que o plantio simboliza a superação da perda, e o ciclo da vida. “A gente planta e a árvore cresce e floresce quando o terreno está fértil. Espero que eu seja esta terra boa, que Deus de muita força para continuar. Fácil não é, mas quando a gente tem pessoas na nossa frente, no nosso caminho nos dando a mão, isto nos fortalece. Sou grata por esta oportunidade de plantar junto com a Prefeitura.”
A ação mobilizou 21 pessoas no mutirão de plantio, totalizando 17 árvores frutíferas típicas da Mata Atlântica e do Cerrado, biomas que ocorrem em São José dos Campos. Dentre as espécies estão árvores de Araçá, Pitanga, Uvaia, Jabuticaba, Juçara, Abiu, Araticum, Grumixama, Gabiroba, Jenipapo, Jatoba, Cereja do Rio Grande.
O trabalho também está em consonância com o Programa Pomares Nativos Educativos, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos em diversas áreas verdes da cidade, com o objetivo de resgatar o contato da comunidade com os frutos da região e educar as pessoas sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local.
“É fundamental integrar ações de educação ambiental durante a arborização urbana da cidade, assim, mais do que plantar árvores, plantam-se também cidadania, cultura da paz e consciência da importância de realizar os projetos de arborização de forma integrada: comunidade, poder público e demais parceiros”, completou o representante da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.
Orientações
Existem espécies de árvores certas para cada tipo de local, por isso o munícipe deve sempre contatar a prefeitura para realizar a ação de plantio com espécies adequadas e com a devida orientação técnica.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.