Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana
Lançado na última sexta-feira (13), o serviço de carros compartilhados elétricos já caiu nas graças de moradores de São José dos Campos. Os veículos tiveram grande circulação nos primeiros dias de operação, inclusive com a chegada de mais carros à cidade.
O serviço foi iniciado em São José com cinco veículos e, de acordo com a empresa responsável pela operação, já no fim de semana foram registrados sete carros na cidade, de usuários que retiram os carros em São Paulo, onde a empresa também atua, e vieram para São José, onde deixaram os veículos.
O modelo de operação adotado pela atual Administração colocou mais uma vez a cidade no pioneirismo de inovação do país, já que o município passou a ser o primeiro do Brasil a disponibilizar carros elétricos compartilhados em vias públicas com sistema dockless. Em São Paulo, por exemplo, a empresa atua com estações em estacionamentos privados.
Por meio do sistema dockless (que não utiliza estações de travamento), os usuários poderão usar os carros elétricos compartilhados por toda a cidade e devolvê-los em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de abrangência, assim como já acontece com o serviço de bicicletas e patinetes compartilhados no município.
Em São José, as áreas de abrangência iniciais ficarão no Centro, Vila Ema e Jardim Aquarius e poderão ser consultadas pelo aplicativo da empresa Beepbeep, responsável pelo serviço. Morador da região central de São José, Walter Ferreira dos Santos, de 46 anos, gostou da novidade.
“É uma opção a mais pra gente. No meu caso, por exemplo, que estou com o carro quebrado, às vezes preciso fazer uma viagem para a zona leste, zona sul, e esse serviço me dá mais comodidade”, disse Santos, que também elogiou a questão sustentável do serviço. “Legal ser elétrico pela questão do meio ambiente. Não vai poluir, há menos barulho sonoro. Foi uma iniciativa boa”, completou.
Quem também aprovou o serviço foi o casal André Marcelino da Silva, de 34 anos, e Silvia Letícia Rodrigues, de 26. “Achei legal e inovador, um serviço que vem pra melhorar e trazer mais atenção para São José dos Campos”, disse ele. “Gostei e recomendo. Não tenho veículo, então pra mim será bom para trabalhar, por exemplo”, completou Letícia.
Com o carro elétrico, é possível circular em qualquer cidade. No entanto, o encerramento da corrida só poderá ser feito em áreas de abrangência. É possível, por exemplo, pegar um veículo em São José e ir até o aeroporto de Guarulhos ou para São Paulo, e deixar o carro nas estações da empresa. Assim como pegar um veículo em São Paulo e vir para São José.
São José Sustentável
A Prefeitura têm apostado no programa São José Sustentável para dar mais qualidade de vida à população, estimulado o cuidado com o meio ambiente e procurado dar opções sustentáveis de deslocamento para as pessoas. Além do serviço de carros compartilhados elétricos, a atual Administração Municipal inaugurou também na sexta-feira (13), as vagas exclusivas para carros elétricos.
O município conta ainda com os serviços de bicicletas e patinetes compartilhados, com a maior frota elétrica de segurança pública do Ocidente, com mais de 30 carros elétricos utilizados pela GCM (Guarda Civil Municipal), além dos projetos para a substituição de todas as lâmpadas de iluminação pública por LEDs de baixo consumo energético e do ciclo da logística reversa de pneus, com o reaproveitamento dos materiais, que são utilizados, por exemplo, no asfalto ecológico e em obras públicas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.