Acessuas prepara e renova esperança de inserção no mercado
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Encerramento das Oficinas do CRAS  na Câmara Municipal  16/12/2019
Em cerimônia na Câmara Municipal participantes recebem certificados - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Constituição Federal classifica o trabalho como Direito Social do ser humano e, com base neste princípio, o Acessuas (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos, preparou cerca de 1.200 profissionais para o mercado de trabalho em 2019. Mais que capacitação e conhecimento, as oficinas trouxeram esperança de uma nova vida aos participantes.

Esse foi o sentimento de Isabel Cristina. Ela fez questão de registrar, em uma carta, a gratidão por tudo que aprendeu durante as oficinas.

“Estou muito feliz porque pela primeira vez concluí uma etapa na minha vida. Falamos de vários assuntos importantes e agora já sei que estou pronta para o mercado de trabalho e para por em prática tudo que aprendi. Nunca é tarde para aprender”, concluiu.

No total foram 191 ações, a parte delas realizadas nos Cras (Centros de Referência e Assistência Social), somando 161 oficinas de Desenvolvimento Humano ao longo do ano. A capacitação ainda contou com 10 palestras e 6 workshops realizados em parceria com o Senac e 14 palestras de sensibilização com pessoas atendidas pelo Bolsa Família.

Todas as atividades que integram o Acessuas visam  atender a população em situação de vulnerabilidade e risco social que é acompanhada nos serviços sócio-assistenciais promovidos pela Prefeitura, assim como desenvolver as habilidades do indivíduo e competências necessárias para atuar no mercado de trabalho como empregado formal, autônomo, microempreendedor individual, entre outros.

E graças ao programa e a participação nas oficinas do Cras Vista Verde, Eliana Pereira de Moura, 49 anos, vai encerrar o ano com uma nova perspectiva. Com a preparação, ela conseguiu ingressar no programa Pró-Trabalho da Prefeitura e se sente pronta para a nova etapa. “Eu me sinto lisonjeada por voltar a trabalhar. Participar das oficinas, principalmente a de desenvolvimento humano, me devolveu a autoestima, me ensinou que cada um é um e todos temos valor.”

Encerramento

Nesta segunda-feira (16), o Acessuas entregou 80 certificados de participação nas oficinas de desenvolvimento humano. Quem compareceu à cerimônia ainda teve a oportunidade de participar do workshop “Como melhorar seu desempenho em entrevista de emprego”, preferido em parceria com o Senac.

As oficinas realizadas nos Cras certificaram 200 pessoas em 2019. Para o próximo ano, a meta é aumentar o número de pessoas nas beneficiadas. Aqueles que já integram as atividades do Cras e tiverem interesse em receber a preparação para retornar ou ingressar no mercado de trabalho, podem fazer a inscrição e buscar o encaminhamento no próprio Cras.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×