Giselle Marinho
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Aquecedores solares para os chuveiros, ar condicionado, cortinas “blackout” e acesso coberto às rampas de acessibilidade foram algumas das melhorias entregues esta semana aos frequentadores da Casa do Idoso da região norte.
Além de gerar economia e preservar o meio ambiente, as mudanças ainda atenderam aos pedidos daqueles que têm a instituição como um segundo lar.
Para Lídia Mota, que trabalha como monitora no transporte de crianças especiais e frequenta a Casa há um ano, a instalação dos aparelhos de ar condicionado trouxe mais conforto para as atividades realizadas dentro do salão. Ela que joga vôlei e peteca, aprovou a mudança. “Como o sol bate lá o tempo todo, o calor excessivo e a claridade atrapalhavam a gente a jogar. Agora com as cortinas e o ar condicionado ficou muito melhor.”
Outro benefício importante trazido pela série de melhorias foi a instalação de uma cobertura nas rampas de acesso à Casa.
Sobre isso, a aposentada Maria José do Nascimento, 68 anos, que participa das atividades da Casa do Idoso todos dias, há 5 anos, conta que era difícil para os idosos do Centro Dia desembarcarem na unidade especialmente em dias de chuva. “Era complicado tirá-los do carro, agora a van consegue entrar na casa pela rampa na área coberta e não tem mais problema. Ficou muito bom, tudo perfeito”.
Centro Dia
O Centro Dia é atendimento feito ao idoso em situação de risco ou violação de direitos que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD).
O serviço tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social, bem como interromper e permitir a superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa, trazendo melhorias ao dia a dia dos atendidos.
Benedita Donizete Campos, que integra o Centro Dia, também elogiou as melhorias. “Agora não tomo mais chuva, entro na van e já tô em casa”, concluiu.
Sustentabilidade
A instalação e manutenção de 15 painéis de energia solar térmica de 1,0m por 1,5 m vão suprir a capacidade de aquecimento de água para banho e devem gerar uma economia significativa de energia elétrica nos próximos meses, contribuindo ainda na preservação do meio ambiente.
Entre os serviços executados também foi contemplada a manutenção e automatização dos aquecedores da água da piscina, dispensando o acionamento manual do equipamento para preservar a temperatura da água.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.