800 alunos da rede municipal participam de Formatura do Proerd
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Formatura do Proerd  12/12/2019
Entre os formandos atendidos pelo programa ministrado pelo Primeiro Batalhão da PM, em 2019, mais de 1.200 alunos são da rede de ensino municipal - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Policiais militares, professores e familiares de cerca de 800 alunos da rede de ensino municipal participaram, nesta quinta-feira (12), de mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar.

A festa, realizada em dois períodos, manhã e tarde, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Convenções, no Jardim Aquarius, região oeste da cidade, contou ainda com a participação da banda da PM.

Acompanhado da esposa Erika e da filha Eduarda, o motorista Eduardo Barbosa contou que as atividades realizadas pelo filho Erick, aluno da Emef Luiz Leite (Galo Branco) contribuiu com o ambiente familiar.“Nosso filho ficou mais calmo, obediente, todos os dias mostrava o livro e as lições, ajudamos com as tarefas. O Proerd envolveu toda família”, disse.

Áurea dos Santos, mãe da aluna Karen Bernadete, da Emef Palmyra Sant'anna (Vila Industrial), também aprovou a iniciativa.“Esse programa é muito bom, minha filha ensinava em casa as lições da sala de aula. Outro ponto importante é que as crianças criam lanços com os policiais militares.”

A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

Durante o processo, os alunos foram convidados a participar de um concurso de redação sobre o que aprenderam com o programa. Os autores foram homenageados com medalha, certificado e um mascote de pelúcia durante a cerimônia.

Autora da redação “O Proerd salvou minha vida”, a aluna Maria Clara de Amorim Pereira, da Emef Luiz Leite, pretende levar o aprendizado para outras crianças. “As lições que aprendi são para a vida inteira, agora sei que posso passar para outras pessoas o significado do Proerd”, afirmou.

Derick Willian, da Emef Maria Aparecida dos Santos Ronconi (Jardim Jussara), também recebeu medalha pela desenvoltura na redação. “A parte que mais gostei foi sobre a tomada de decisão. Eu pensei que o Proerd era só sobre combate as drogas. Descobri que tem muito mais”, disse.

A solenidade desta quinta-feira contou com alunos das Emefs Ilga Pusplatais (Jardim Ismênia), Dosulina C. Chaves de Andrade (Altos de Santana), Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial), Palmyra Sant'anna (Vila Industrial), Luiz Leite (Galo Branco) e Maria Aparecida dos Santos Ronconi (Jardim Jussara).

Missão dada, missão cumprida

Mais do que uma festa de formatura, para Cabo Correa, a solenidade desta quinta (12) representou a conclusão de um ciclo. Foram 25 anos de carreira militar, 12 deles dedicados às atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Como reconhecimento pela aposentadoria, recebeu homenagens das crianças e colegas de trabalho do Primeiro Batalhão da PM.

Acompanhado da esposa Lidiana e dos filhos João Pedro e Júlia, ao som de uma canção entoada pela banda da PM, Cabo Correa assistiu a um filme com imagens da trajetória no Proerd.

“Uma sensação de alegria e de tristeza. Alegria porque é um desafio alcançado, uma meta realizada. Tristeza porque deixo uma equipe. Foram 12 anos dentro da sala de aula, porém sei que estão em boas mãos, eu confio na equipe do 1º BPM. Missão dada, missão cumprida”, disse Cabo Correa.

Com mais de uma década de atuação no programa, Correa destacou, entre vários momentos, um que marcou a trajetória. “Recebi de uma escola municipal a foto de uma formatura em que entreguei para um aluno o certificado do Proerd em 2010. Essa semana, esse aluno passou por outra formatura, como tenente da Aeronáutica. A mãe pediu para me encaminharem as duas fotos. Essa é uma das muitas sementinhas que foram plantadas”, disse.

Uma das incentivadoras para que o policial militar ingressasse no Proerd, Cabo Luciana fez questão de registrar a atuação do militar. “Essa aposentadoria representa uma vitória. Correa é um homem íntegro, um bom pai, bom amigo, excelente profissional e parceiro. Todas essas qualidades foram levadas para as crianças nas escolas”, concluiu.     


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×