Feira de artesanato de Natal movimenta Parque da Cidade
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
FEIRA DE ARTESANATO DE NATAL - 07-12-2019- LUCAS CABRAL
Moradores aproveitam a Feira de artesanato especial de Natal - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Muitos moradores de São José dos Campos foram até o Parque da Cidade, neste sábado (7), para visitarem a Feira de artesanato especial de Natal, realizada pela Prefeitura. O evento é gratuito e acontece até este domingo (8), das 11h às 18h, no Pavilhão Gaivota.

Desta vez, além da participação de 130 artesãos de São José dos Campos, a feira conta com uma diversificada praça de alimentação, exposição e venda de produtos diretamente de produtores rurais. Também são apresentadas atrações culturais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e atividade de lazer para as crianças.

O evento é uma boa oportunidade para os consumidores adquirem produtos de artesanato, de boa qualidade, com preços convidativos para os presentes de fim de ano. A moradora de Santana, na região norte, Sueli Oliveira, de 56 anos, é frequentadora assídua da feira e elogiou esta edição do evento.

“Sempre venho e é muito boa. Tem bastante artesanato referente ao Natal e com preço mais acessível. Muitas opções para darmos de presente, além do incentivo ao trabalho de artesanato”, disse.

As colegas Cleuza Andrade, de 52 anos, e Ana Severino Moura, de 55 anos, moradoras do São Judas, na região sudeste, escolheram a feira para aproveitar o sábado. “Já conheço, sempre venho à exposição, acho bacana, principalmente por também ser artesã”, afirmou Cleuza.

“Também já vim outras vezes. É bacana porque vemos muitas peças diferentes, dá uma estimulada na imaginação, estou gostando bastante”, comentou Ana.

Amor pelo artesanato

Em meio a tantas atrações na feira, ainda é possível encontrar uma linda história de superação e amor pelo artesanato. A moradora do Bosque dos Eucaliptos, na região sul, Eugênia Fidelis Almeida, é expositora da feira há 6 anos, e tem um motivo especial para o apreço com a atividade.

“Há alguns anos atrás, um médico me deu 6 meses de vida. Já desacreditada e com a minha filha grávida de uma menina, pensei em deixar um presente para a minha neta que iria nascer. Foi então que peguei minhas roupas, uns vestidos, desfiz e com o tecido comecei a fazer roupas para boneca, feita a mão mesmo”, contou.

“Acabou que fui pegando gosto pela atividade. Estou viva e já há seis anos participando de feiras”, diz Eugênia com um sorriso no rosto. Ela já participou de mais de 245 feiras em todo o território nacional e possui 1.610 bonecas em casa. “Estou adorando a feira deste ano, sempre participo”, completou a artesã e aniversariante do dia, de 61 anos.

A Feira

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A organização é do Departamento de Turismo, visando promover o trabalho dos artesãos da cidade, devidamente credenciados junto à Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades).

Mercadão Vivo

Também sob a coordenação do Departamento de Turismo da Prefeitura, a Feira de Artesanato, que ocorre normalmente aos sábados, dentro da programação do Mercadão Vivo, foi ampliada agora em dezembro.

Para ser mais uma opção de compras para os consumidores, a feira de artesanato está funcionando também de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, no mesmo local.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×