Operação Casa Limpa de combate ao Aedes chega à região central
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Caminhões recolhem inservíveis ño Campos de São José e Santa Cecília
Operação Casa Limpa recolher materiais que possam acumular água, como pneus, baldes, latas, entre outros - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Operação Casa Limpa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chega neste sábado (7) à região central de São José dos Campos. Será a quarta etapa do mutirão, que visa recolher materiais que possam acumular água e facilitem a proliferação do vetor. A ação acontece das 8h às 13h.

Os agentes de combate de endemias do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura vão percorrer 3.000 imóveis divididos em 197 quadras dos bairros Vila São Paulo, Vila Abel, Banhado, Vila Cristina, Jardim Esplanada, Vale dos Pinheiros, Serimbura, Esplanada do Sol e adjacências.

Os caminhões da Secretaria de Manutenção da Cidade passarão recolhendo pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros. Durante as operações não são recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

Na última quarta-feira (4), a terceira Operação Casa Limpa aconteceu nos bairros Campos de São José e Santa Cecília 2, região leste de São José dos Campos, quando foram recolhidos 2,6 toneladas de materiais. As equipes do CCZ e da Secretaria de Manutenção da Cidade percorreram 130 quadras e visitaram cerca de 3.500 imóveis.

A primeira Operação Casa Limpa aconteceu em outubro, abrangendo bairros da região sul (Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Vila São Bento, Vila Nair, Vila Letônia, Floradas de São José e adjacências). Foram recolhidos 5,9 toneladas de materiais.

A segunda, em novembro, visitou bairros da região leste (Jardim da Granja, Jardim Souto, Residencial Cambuí, Chácaras São José, Jardim Uirá, Martim Cererê, Jardim Colorado, Residencial Flamboyant e das adjacências) e recolheu 3,3 toneladas de inservíveis.

Semana Nacional

A atividade deste sábado encerra a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que teve o objetivo de orientar a população a manter a vigilância permanente contra a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×