Operação Casa Limpa recolhe 2,6 toneladas de materiais
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Caminhões recolhem inservíveis ño Campos de São José e Santa Cecília
Foram recolhidos 2,6 toneladas de materiais na terceira Operação Casa Limpa na região leste - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A terceira Operação Casa Limpa de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, realizada nesta quarta-feira (4) nos bairros Campos de São José e Santa Cecília 2, região leste de São José dos Campos, recolheu 2,6 toneladas de materiais.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Secretaria de Manutenção da cidade percorreram 130 quadras e visitaram cerca de 3.500 imóveis, orientando os moradores a descarta materiais que possam acumular água e facilitem a proliferação do mosquito.

Foram recolhidos pneus, latas, potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros. Durante as operações não são recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

A quarta operação Casa Limpa está programada para este sábado (7), na região central (Vila São Paulo, Vila Abel, Banhado, Vila Cristina, Jardim Esplanada, Vale dos Pinheiros, Serimbura, Esplanada do Sol e adjacências). O mutirão vai abranger 3.000 imóveis divididos em 197 quadras.

A primeira Operação Casa Limpa aconteceu em outubro, abrangendo bairros da região sul (Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Vila São Bento, Vila Nair, Vila Letônia, Floradas de São José e adjacências). Foram recolhidos 5,9 toneladas de materiais.

A segunda, em novembro, visitou bairros da região leste (Jardim da Granja, Jardim Souto, Residencial Cambuí, Chácaras São José, Jardim Uirá, Martim Cererê, Jardim Colorado, Residencial Flamboyant e das adjacências) e recolheu 3,3 toneladas de inservíveis.

Semana Nacional

Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura está promovendo a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Na segunda-feira (2), os agentes de combate à endemia realizaram atividades interativas na Praça Afonso Pena, em frente ao COI, com a utilização do mosquitófaro, estojo do ciclo do mosquito, microscópio para observação das larvas, presença do boneco do mosquito e distribuição de materiais informativos e educativos.

A mesma ação se repetiu na terça-feira (3), no Shopping Jardim Oriente, na região sul; na quarta-feira (4) no Hipermercado Atacadão, na região leste e na quinta-feira (5), na feira de Santana, na região norte.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×