Oficina de conscientização arbórea é atração no Parque Vicentina Aranha nesta quinta
Atualizado em 29/05/2020 - 17:54
Nesta quinta-feira (18) alunos dos anos finais de seis escolas municipais irão expor trabalhos relacionados a ciência, meio ambiente e redução de desastres sócios ambientais, a partir das 14h no Pq. Vicentina Aranha
A carpoteca é uma coleção de frutos preservados para fins científicos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos promove nessa quinta-feira (5) uma Oficina de Carpoteca - Coleção de Sementes e Produção de Quadros com Folhas de Árvores, a partir das 14 horas, no Parque Vicentina Aranha. O Parque está localizado na R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana.

Na oficina os participantes terão a oportunidade de produzir quadros com folhas e sementes de árvores e de ter contato com coleções de sementes de espécies nativas e exóticas. O objetivo da atividade é sensibilizar as pessoas para a beleza das árvores urbanas presentes no município.

A oficina será ministrada pelo engenheiro florestal formado pela Universidade de São Paulo – USP e certificado pela Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA), Rogério Romero Mazzeo.

O evento é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia. A atividade acontecerá no quiosque Cia. Paulista, localizado no interior do Parque.

Arboriza São José

A ação faz parte do programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca Solidária do distrito de São Francisco Xavier.

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em atividades de interpretação ambiental e ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×