Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Na manhã do último sábado (30) foi realizada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx a atividade Caminhada Ecológica promovida pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, por meio do Programa Arboriza São José.
Durante a caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de ter contato direto com a flora e fauna do Parque, conhecendo curiosidades sobre as diversas espécies existentes. Além disso, os visitantes também conheceram uma nascente localizada no interior do Parque.
A atividade foi guiada pelo veterinário, especialista em aves, Vagner Luís Camilotti, que destacou os benefícios de promover iniciativas deste tipo. “A ideia dessa atividade que nós desenvolvemos aqui no parque é trabalhar com os participantes a relação entre fauna e flora. Nada mais efetivo para conscientizar as pessoas sobre importância das árvores do que mostrar algo que é muito mais comum para elas, como por exemplo as aves. Foi um passeio bem gostoso e os participantes puderam trocar informações e conhecimentos paralelos que estão todos conectados a ideia de meio ambiente”.
A professora de inglês Rebeka Ana Babylon, que vive em São José há 8 anos, elogiou o evento. “A atividade foi muito legal porque tinham pessoas qualificadas respondendo às perguntas dos participantes. As explicações das interações ecológicas e a visita na nascente foi muito legal! Faz bem pra alma!”, destacou.
Arboriza São José
A ação faz parte do programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e conta com a cooperação da OSC (Organização da Sociedade Civil) Amigos da Biblioteca Solidária do distrito de São Francisco Xavier.
O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.
O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento de vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.
Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos.
As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade é a maior área verde localizada na região urbana da cidade, com quase 1 milhão de metros quadrados. É definido em lei como Zona de Preservação por agregar bens de interesse, histórico, cultural, arquitetônico, paisagístico e ambiental.
As trilhas que cortam o parque propiciam caminhadas agradáveis, onde se pode apreciar a natureza e praticar o lazer contemplativo.
O Parque da Cidade possui dois lagos, ilha artificial e uma grande diversidade de animais silvestres como capivaras, esquilos e lagartos, além de várias espécies de aves como papagaios, corujas e viuvinhas, entre outras.
Conta ainda com pista de caminhada, academia ao ar livre adulto e infantil, parquinho para crianças, espaços dedicados a atrações culturais, como o Teatro de Arena e o Museu do Folclore.
Já o pavilhão Gaivotas sedia grandes feiras e eventos culturais e de lazer para a população.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.