Paula Pessoa
Fundhas
Um grupo de crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) Dom Bosco, no Campo dos Alemães, teve uma aula diferente nesta sexta-feira (23), no Museu do Folclore, que fica no Parque da Cidade.
A animação e curiosidade dos alunos tomou conta dos espaços do Museu durante a tarde e, a cada descoberta, surgia um novo aprendizado.
“É a primeira vez que venho no Museu e gostei muito, de tudo. Aqui é legal porque conta a nossa história, da cidade, do folclore e mostra coisas diferentes”, disse Matheus Ricardo Dias Alves, 10 anos.
“Gostei muito da sala colorida, que fala das festas. O folclore é importante porque faz parte da nossa história”, disse Livia Maria de Deus Ferreira dos Santos, 10 anos.
A visita complementa as aulas e oficinas trabalhadas na Unidade, que tiveram como tema o folclore nacional, comemorado nesta quinta-feira (22). O Museu é visto como um espaço público e acessível, que funciona ainda como uma ‘extensão da sala de aula’.
“Durante o mês de agosto trabalhamos sobre o folclore e viemos para o museu concluir este projeto. Aqui é uma extensão da sala de aula, para eles conhecerem coisas novas e fazerem descobertas”, afirma a professora Lary Fróes de Brito Almeida, que acompanhou a turma.
Para o pequeno Emanuel Teodoro, 9 anos, no local é possível “aprender brincando e quando estou brincando fico mais feliz”.
O grupo encerrou a visita na brinquedoteca onde teve contato com diversos tipos de brinquedos, que resgatam a importância do brincar para o desenvolvimento de uma infância saudável.
O museu
O Museu do Folclore foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, sendo gerido atualmente pelo CECP. Além das exposições, o visitante pode conhecer e usufruir da biblioteca e da brinquedoteca; e participar de várias atividades realizadas durante o ano, como o programa Museu Vivo, Mês do Folclore e o projeto Dialogando com o Folclore.
Fazendo a Diferença
Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens no município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.
Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.
O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
Acompanhe a Fundhas
Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.