Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Com o objetivo de resgatar brincadeiras antigas e despertar nos alunos o interesse e a curiosidade sobre elementos folclóricos, alunos do 6º ao 9º ano, da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, confeccionaram durante toda essa semana brinquedos que têm relação com o folclore.
A atividade em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, celebrado em 22 de agosto, tem como principal objetivo apresentar aos alunos brincadeiras que ao longo do tempo foram perdendo espaço para outros tipos de atividades.
Bola de meia, pé de lata, cavalinho de pau, bambolim, vai e vem, boneco de pano, oficina de pipa, amarelinha e carrinho de rolimã são alguns dos brinquedos confeccionados durante as aulas.
“Essa atividade é muito legal, aprendi sobre trava-línguas”, disse Nicollas Bernardes, de 10 anos.
Yure Gabriel, também apontou a brincadeira Roda da Peneira como um grande aprendizado. “Rodamos a peneira enquanto toca uma música. A música para e nós precisamos recitar ou ler um texto de trava- línguas”, afirmou.
Já a aluna Mariana de Lima destacou os contos folclóricos como parte mais interessante da semana. “Aprendi sobre culturas passadas. Descobri também que os pais contavam histórias para as crianças sobre o saci e mula sem cabeça porque não existia tecnologia.”
A atividade, que segue até sexta-feira (23), conta ainda com exposição de cartazes com temas relacionados ao Folclore Brasileiro na matemática.
“A comunidade escolar está animada com essa atividade. Os pais dos alunos aproveitam o momento de saída e entrada para visitarem a exposição e relembrarem brincadeiras da infância”, disse a diretora Maria Aparecida da Silva.
Folclore
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
O dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país, por meio da Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965. A data foi escolhida porque em 22 de agosto de 1846, o pesquisador britânico William John Thoms usou esta palavra pela primeira vez num artigo.
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