Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana
As regiões sul e central de São José dos Campos tiveram, nesta sexta-feira (2), aumento na área de abrangência do serviço de bicicletas compartilhadas. Logo cedo, quem passava pelos locais já podia ver as amarelinhas estacionadas.
Na região sul, as bicicletas podem ser encontradas do início da avenida Andrômeda, um dos principais corredores viários da cidade, até a rua Lagoa da Prata, próxima à Praça das Bandeiras, no Bosque dos Eucaliptos, englobando ainda ruas do Jardim Satélite, Residencial Cidade Jardim e Floradas de São José.
Quem já aproveitou para utilizar o serviço na nova área de abrangência foi o morador do Bosque dos Eucaliptos, Emerson Cândido de Medeiros, de 38 anos. “Já utilizo o serviço e também o de patinetes. É muito bom. Incentiva o uso de bicicleta e ajuda o meio ambiente”, disse Medeiros no momento em que ajudava o filho, João Marcos Coelho Medeiros, de 14 anos, a destravar a bike. “Vamos até o Vale Sul Shopping”, completa.
Na região central, o serviço foi expandido no Jardim Oswaldo Cruz até o CenterVale Shopping. Agora, a cidade passa a contar com 1.300 bicicletas, sendo 1.200 da Yellow e 100 da Serttel (Samba), além de 835 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin.
Além das regiões sul e oeste, o sistema de bikes e patinetes atende no centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Toda a área de abrangência do serviço pode ser visualizada nos aplicativos das empresas.
Como funciona
Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.
Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.
Credenciamento e educação para o trânsito
Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.