Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão
Nos últimos 4 meses, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações de combate ao fluxo do funk, o que resultou em 890 autuações.
Neste período, apenas por som alto foram aplicadas 585 multas, o que representa 66% do total. As operações da Patrulha do Sossego Público tiveram ainda 299 autuações por estacionamento irregular.
O trabalho, realizado pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, engloba ações preventivas e repressivas.
Participam das patrulhas a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais) e agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura.
Prevenção
Além da intensificação das ações, a Prefeitura também tem obtido sucesso no impedimento e nas interdições de fluxos do funk.
Apenas nos últimos 4 meses, foram evitados 23 eventos e interditados outros 11 logo no seu início, garantindo o sossego da população.
Nesta sexta-feira (5), a presença de guardas civis municipais impediu a realização de um 'rolezinho' marcado para ter início às 16h no Parque da Cidade, na zona norte.
Coibir eventos como este tem sido possível através de ações de inteligência e de monitoramento das redes sociais onde são combinados os fluxos do funk.
Ajuda popular
Os bons resultados também se devem à colaboração da população através de denúncias pela Central 156 (telefone, aplicativo e site) e pelo 153 Guarda Municipal). E também pelo 190 da Polícia Militar.
Somente no 156, foram 641 reclamações de perturbação do sossego nos últimos quatro meses.
A Prefeitura orienta os munícipes a continuarem denunciando pelo 156 e 153, ajudando a Administração no combate ao fluxo do funk.
Força-tarefa
A Patrulha do Sossego Público foi criada para formar uma força-tarefa que une fiscalização e policiamento ostensivo no combate a fluxos de funk, infrações à Perturbação do Sossego Público, à lei das calçadas e outras violações.
Semanalmente, a Patrulha obedece a um planejamento de ações com base no levantamento de informações sobre fluxos programados e anunciados nas redes sociais, assim como em função das reclamações de moradores.
Já foram alcançados resultados expressivos em áreas onde os fluxos eram constantes, como a avenida Anchieta e o Jardim Nova Esperança (Banhado), ambos na região central, Santana (norte) e Urbanova (oeste), entre outros.
Tentativas de realização de fluxos em chácaras alugadas em bairros periféricos e da zona rural também têm sido rechaçadas por meio do rastreamento da divulgação das festas em mídias sociais ou por denúncias feitas por moradores vizinhos. Nesses casos, os locais são interditados antes do início dos eventos. Foram evitados fluxos, entre outros locais, nos bairros Capuava e Putim, na região sudeste, e Parque Interlagos, na região sul.
A GCM orienta a população a entrar em contato com a Central 190 nos primeiros indícios da instalação de um fluxo, pois a partir de sua formação o trabalho de dispersão torna-se mais difícil. Pelo mapeamento das reclamações, a Patrulha do Sossego Público faz o planejamento de suas ações.
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