Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Assim que o berrante tocar, às 9h deste sábado (27), as porteiras se abrem para mais uma edição da tradicional Festa do Mineiro, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade, região norte de São José dos Campos. Além de muita comida típica e artesanato variado, a edição deste ano traz como novidade o Encontro de Violeiros, que promete animar ainda mais os frequentadores.
No sábado, quem se apresenta, às 20h, é a Orquestra Paulistana de Violas Caipiras (OPVC) e, no sábado (28), no mesmo horário, é a vez da animada dupla Leyde e Laura. A tradicional festa é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos.
A orquestra é formada, exclusivamente, por violas caipiras de dez cordas e foi fundada em 1997 pelo maestro Rui Torneze. “No início era só uma prática em conjunto de viola caipira e, quando recebemos uma sede para os ensaios, eu comecei a ensinar os membros o estudo da música e a adaptar as partituras de orquestras para o instrumento da viola caipira”, explicou o maestro.
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira tem como missão formar público para a música executada à viola caipira e por isso desenvolve um eclético repertório, que vai da música caipira de raiz à inusitadas e originais incursões na música erudita, new age e Música Popular Brasileira (MPB).
A composição da OPVC é dividida como de uma real orquestra, com seis naipes diferentes: viola um, viola dois, viola três, viola quatro, violão e violona (de base). A orquestra também conta com um violeiro spalla, um músico mais experiente que faz os solos principais, como explicou Torneze.
“Estamos preparando um repertório especial para a Festa do Mineiro, homenageando o Estado de Minas Gerais, porque é impressionante a influência mineira na cidade de São José dos Campos”, disse o maestro, que também revelou que cinco membros da orquestra são da cidade.
A tradicional festa conta com barracas de comidas típicas mineira, variado artesanato e muita animação.
Programação
Dia 27 (Sábado)
9h – Abertura da porteira com berrante
10h – Missa de Abertura
11h – Distribuição de biscoito de polvilho e café com leite
12h – Grupo de Violeiros da Fundação Cultural, com Zé da Viola
12h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas
13h às 22h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Orquestra Paulistana de Violas Caipiras
Dia 28 (Domingo)
9h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas
10h às 16h – 1º Encontro de Violeiros
20h – Show com a dupla Leyde e Laura
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade / Santana
(12) 3924 7300
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.