Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Além das apresentações com músicos de projeção nacional e internacional, a programação do 4º Festival de Choro Pixinguinha no Vale, que acontece em São José dos Campos, de 6 a 13 de abril, prevê a realização de workshop, palestra, vivência, oficinas e rodas de conversas. O festival é realizado pela Fundação Cultural e profissionais da área, com apoio do Parque Vicentina Aranha, Sesc e empresas privadas.
Para participar do workshop e das oficinas é preciso se inscrever pelo site do festival. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. As rodas de conversas, palestra e vivência de choro não necessitam de inscrição. A programação completa do festival você encontra no site da Fundação Cultural.
Workshop e Oficinas
O workshop será realizado segunda-feira (8), às 17h30, no Parque Vicentina Aranha e será ministrado pelo músico e pesquisador Paulo Aragão. Com o tema Prática de Conjunto, o profissional abordará a linguagem do choro aplicada aos instrumentos harmônicos (violão de 6 cordas) e harmônico-melódicos (violão de 7 cordas), propondo o estudo e treinamento prático dos diversos ritmos conformadores do choro (polca, maxixe, valsa, schottisch).
As oficinas serão realizadas sábado (13), a partir das 9h, também no Parque Vicentina Aranha, e serão ministradas por músicos como Fernando César, Luiz Paulo Muricy, César Roversi e Gustavo Bali. Elas abrangem violão, cavaquinho, sopro e pandeiro, todos relacionados ao choro.
Palestra e Vivência
Na terça-feira (9), Paulo Aragão conduzirá a palestra O Choro e as Raízes da Música Popular Brasileira, onde realiza um passeio auditivo e visual por um período fervilhante da história da música brasileira. A palestra acontece às 20h, no auditório do Museu Municipal.
A vivência de choro acontece no Centro da Juventude, quinta-feira (11), às 19h, com participação dos músicos Raquel Aranha (bandolim), Ricardo F. Sant'Ana (cavaquinho), Lucas Faria (pandeiro) e Júlio César Batista (violão), do grupo Chorões do Vale. A atividade prevê um bate-papo sobre a história do choro e dos instrumentos, e uma apresentação do grupo.
Rodas de Conversa
Também realizadas no sábado (13), no Parque Vicentina Aranha, a primeira roda de conversa terá início às 10h, com o tema Cadeia Produtiva do Fazer Musical, e contará com a participação de Régis Bonilha, Lineu Bravo, Sanny Rozini e Marcos Ramos. A segunda roda, às 11h, contará com Hamilton de Holanda, Fernando César, César Roversi e Gustavo Bali.
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.