Prefeitura estabelece escala de vacinação contra a febre amarela
Atualizado em 19/09/2018 - 17:30
Vacina Febre Amarela - UBS Vila Maria
Desde o início da campanha estadual, em janeiro, foram imunizadas mais de 350 mil pessoas em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos mudou o procedimento de imunização contra a febre amarela, com o objetivo de racionalizar o uso dos frascos da vacina, evitando o desperdício de doses. Agora, há uma escala de dias da semana para aplicação da vacina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (veja abaixo).

A população precisa ficar atenta aos dias de vacinação de cada região. Segundo a Secretaria de Saúde, a medida se faz necessária devido à baixa procura e porque a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, que contém 10 doses. A vacinação ocorre das 8h às 17h.

Desde o fim do ano passado, a Prefeitura realizou diversas campanhas em todas as regiões da cidade, inclusive vacinando os moradores de casa em casa.

Desde o início da campanha estadual, que começou em 25 de janeiro, foram imunizadas em São José dos Campos 350.275 pessoas. Deste total, 316.470 receberam a dose fracionada de 0,1 ml e 33.805 a dose padrão de 0,5 ml. Atualmente, é disponibilizada somente a dose padrão. Segundo estimativa da Vigilância Epidemiológica, cerca de 129 mil pessoas já haviam sido vacinadas nos últimos 10 anos.

A Prefeitura reforça que nem todas as pessoas poderão a receber a vacina, como crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças com até 6 meses; pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus e artrite reumatoide, por exemplo); pessoas que apresentam condições clínicas especiais e que não foram avaliadas pelo médico; pessoas com história de reação alérgica grave a ovo e transplantados. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

Escala da vacina da febre amarela por UBS e região

Segunda-feira

Região Centro/Norte

Santana, Alto da Ponte e Jardim Paulista

Região Leste

Paraíso do Sol e Santa Inês

Região Sul

Colonial, Satélite e Chácaras Reunidas


Terça-feira

Região Centro/Norte

Altos de Santana, São Francisco Xavier e Bonsucesso

Região Leste

Novo Horizonte e Vila Industrial

Região Sul

Oriente, Parque Industrial e Morumbi


Quarta-feira


Região Centro/Norte

Centro I e Telespark

Região Leste

Campos de São José, Detroit, Jardim da Granja e São Judas Tadeu

Região Sul

Bosque dos Eucaliptos e Dom Pedro

Região Oeste

Limoeiro


Quinta-feira

Região Centro/Norte

Vila Paiva, Bonsucesso e Centro 2

Região Leste

Eugênio de Melo, São José 2 e Vila Nair

Região Sul

Interlagos e Residencial União


Sexta-feira


Região Centro/Norte

Vila Maria e Buquirinha

Região Leste

Americano, Putim, Vista Verde e Vila Tesouro

Região Sul

Campo dos Alemães

Região Oeste

Jardim das Indústrias

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×